Páginas Salteadas: Peculiares Muffins de Abóbora e Maçã

muffins de abobora e maçã

Sabem o que é mais delicioso no projecto páginas salteadas? O facto de nos abrir os horizontes para novas leituras e conseguir fazer-nos apaixonar por livros, completamente inesperados. E no mês em que se celebra o Halloween, aconteceu-me exactamente isso, pelo livro: O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares.

Confesso-vos que nunca tinha lido o livro. E tão pouco conhecia alguma coisa do universo incrível criado por Ransom Riggs. Já tinha ouvido falar do filme e apesar de gostar bastante de Tim Burton, nunca me inclinei para o ver – ainda bem porque assim pude ler o livro primeiro.

O Lar da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares

Aproveitei as férias em São Tomé e Principe – que foram incríveis – para levar um monte de livros de forma a cumprir o meu Detox digital como vos falei aqui. Comecei a ler o livro no avião e sem estar à espera fiquei agarrada. Não conseguia parar de ler e mesmo quando o sono durante a viagem teimava em vir eu forçava, porque queria saber mais e mais sobre a história de Jacob, um menino de 16 anos e o seu avô, que contava histórias mágicas de crianças peculiares.

Terminei o livro em 2 dias.

Quando isso aconteceu senti um aperto no coração. Daqueles bons é certo, mas senti. Porque esta, é a primeira parte de uma trilogia incrível e eu queria continuar a ler mais, e não podia porque só tinha o primeiro livro. O livro remete-nos para o ano de 1940, para a segunda guerra mundial e para histórias sobre um orfanato gerido por Miss Peregrine, que acolhia crianças peculiares.

Crianças estas, que tinham certos poderes mágicos muito estranhos e que corriam perigo de vida. E é depois do avô de Jacob morrer e lhe deixar uma pista enigmática, que o jovem adolescente resolve rumar ao País de Gales para descobrir mais sobre o passado do seu avô.

Sugestão
Páginas Salteadas: Panquecas de arroz e um batido de aveia energético

deliciosos muffins de abóbora e maçã sem gluten

E houveram duas coisas que me deixaram completamente rendida ao livro.

A primeira é que os detalhes são absolutamente pormenorizados e é impossível, enquanto estás a ler, não começares a criar o teu próprio universo de crianças peculiares, florestas, e casas abandonadas. Para além disso as fotografias no livro, são um misto de assustadoras/misteriosas/encantadoras. E segundo a relação que o Jacob tinha com o avô, lembrou-me a minha própria relação com a minha avó – que também já partiu. E enquanto li o livro, arrepiei-me muitas vezes, pelas memórias da minha avó. E pelas histórias que ela me contava.

Havia uma em particular que era muito assustadora. Mas era a forma que ela encontrava de me conseguir meter a dormir a sesta. Então durante muitos anos ela contou-me, que na casa abandonada da aldeia dela – acreditem que era uma casa super assustadora – vivia um velho sem cabeça, que vinha buscar os meninos, sempre que eles estavam acordados a horas que não deviam. Ou seja na hora da sesta e à noite.

receita de halloween muffins de abóbora

E a verdade meus amigos, é que sempre que ela me dizia isto eu ia para a cama a correr e dormia que nem um bebé. A verdade é que eu tinha uma ligação muito forte com a minha avó. Por isso, todas as histórias absolutamente incríveis que ela me contava, fossem do velho sem cabeça ou das fadas que viviam nas terras, onde ela cultivava morangos, sempre me deixaram com a ideia, que eu tinha uma super avó – e na realidade tinha – por isso acreditei nela até bastante tarde. E mesmo quando percebi que tudo não passavam de histórias, dei por mim a pedir-lhe, para me contar mais uma vez a história das fadas – a do velho dispensava, ahahah.

Sugestão
Gelado de Banana, Cacau e Coco - Vegan e sem Glúten

E este livro tem uma coisa muito importante.

Sim é um livro que retrata o fantástico, mas fala de amor. Fala de família, de ligação e de acreditar. Acreditar sem limites. Acreditar mesmo nas coisas mais disparatadas. Acreditar sem ter medo de parecer tonta aos olhos da sociedade. E a verdade é que todos nós temos capacidade para sonhar, mas conforme vamos crescendo parece que perdemos skills sabem? Parece que de repente, sonhar em todo o seu esplendor, deixa de ser uma prioridade. E isto em momento algum deveria acontecer.

Porque sim o sonho comanda a vida.

Sim o sonho faz-nos acreditar que é possível. Que somos ou podemos ser capazes. O sonho mostra-nos acima de tudo que a vida é muito mais do que preto e branco e que se o mundo nos deu tantas cores é porque devem ser usadas para colorir aquilo que acreditamos. E é por isto que o Lar da Senhora Peregrine para crianças Peculiares entrou automaticamente para o top dos livros mais marcantes na minha vida. Porque me relembrou que quando nos permitimos sonhar somos efectivamente muito mais felizes. Para acompanhar o livro resolvi criar uma receita que respira Halloween

muffins saudáveis de abóbora e maçã

Peculiares Muffins de Abóbora e Maçã

Ingredientes

500gr de abóbora em cubos
1 maçã vermelha
2 ovos
125ml de mel
250gr de farinha de aveia
10gr de fermento
125ml de óleo de coco
1 colher de sopa de canela

Preparação

  1. Começa por cozer a abóbora. Quando estiver cozida coloca num processador de alimentos
  2. Adiciona a maçã cortada em cubos e mistura tudo até obteres um creme.
  3. Adiciona todos os outros ingredientes e volta a misturar até que a massa comece a fazer bolhas.
  4. Divide em formas e coloca no forno pré-aquecido a 180 graus durante 20 minutos. Ou até espetares um palito e este sair limpo.
  5. Retira do forno e voilá os teus Peculiares Muffins de Abóbora e Maçã estão prontos para a noite de Halloween. Diverte-te.
Sugestão
A perfeição de um ecrã e um delicioso Bolo de Laranja visualmente imperfeito

E porque o Halloween está mesmo à porta aproveita para ganhares inspiração com as receitas criadas pelas minhas sisters neste projecto. Tenho a certeza que vais deliciar-te.

Joana Clara – Às cavalitas do vento
Catarina Alves de Sousa – Joan of July
Andreia Moita – Andreia Moita Blog

RELATED POSTS

4 Comments

  1. Responder

    Anabela Costa

    Outubro 23, 2017

    Estava eu à procura de uma receita para fazer com abóbora e caiu-me o teu do céu!
    A maçã tem que ser em fruta ou pode ser em puré?
    Já ouvi falar desse livro.. ou algo do género, mas nunca o li.. mas parece ser interessante.. Infelizmente não posso comprar mais livros!! Ainda não consegui acabar com os que comecei no verão e já comprei mais um.. é uma tentação!!!
    Beijinhos

    • Responder

      vânia duarte

      Outubro 23, 2017

      hehehhe foi o destino 🙂 sim pode ser em puré sem problema, porque vai ser tudo triturado 🙂 o livro é maravilhoso e roubou-me mesmo o coração, quando conseguires tens de ler 🙂 beijinho

  2. Responder

    Kéké

    Outubro 23, 2017

    Que saudades tuas e que receita maravilhosa boneca ❤️ vou experimentar!
    Kéké

    • Responder

      vânia duarte

      Outubro 24, 2017

      Experimenta sim, são deliciosos 🙂 Beijinhos com saudades <3

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.