O desafio das receitas saudáveis e a minha participação
Quando soube deste desafio de receitas saudáveis da Maria Joana no Bloggers Camp, sabia que tinha de participar, porque para mim faz todo o sentido, este descomplicar do mundo saudável que a Maria Joana procura trazer com o seu Limited Edition.
Confesso que pensei muito no que iria escrever, que história queria eu trazer para acompanhar a minha receita. Pensei, voltei a pensar e acabei por ser inspirada pela minha própria receita, um Bolo de Laranja e Nozes que fiz com todo o amor para o aniversário da doce Joana Clara e que saiu delicioso mas visualmente muito imperfeito, por causa do papel vegetal que coloquei na forma e que o deixou deformado e com um dos lados meio desfeito.
Mas foi quando provei o bolo, já em pleno Jardim da Estrela que se fez luz, e comecei a escrever este post ainda durante o aniversário da Joana. Porque a verdade é que eu estava tão preocupada que o bolo estivesse partido de um lado e que visualmente não fosse perfeito, que só quando trinquei a primeira fatia é que percebi, que esta receita feita pela primeira vez estava absolutamente deliciosa.
Acabei por ser transportada automaticamente
para o início de 2016
Onde me afundei numa dieta terrível em busca do corpo perfeito. É verdade que efectivamente consegui o melhor corpo que alguma vez tive mas também é verdade, que nunca senti um vazio tão grande como naquela época. Eu vivia para comer, tudo era pesado à grama e não ter uma balança na minha vida criava-me ansiedade. Para além disso treinava 7 dias por semana e no fim, um treino não tinha o mesmo significado, se não tirasse a selfie com todos os passos descritos acima.
Luz, pose, encolhe a barriga e publica. Era esta a minha rotina, que vinha acompanhada de 30 hashtags e de muitos comentários de apoio, mas o que nenhum de vocês via é que assim que aquele ecrã era desligado, eu o ser humano que ali estava, chorava de raiva por odiar o meu corpo e por me continuar a ver imperfeita apesar de todas as omeletes de claras que comia todos os dias e por acima de tudo me sentir cansada psicologicamente deste jogo da perfeição.
Não vamos ser hipócritas, todos nós gostamos de validação, todos nós gostamos que nos digam que somos e estamos bonitas e isto acaba por ser um comportamento viciante, porque se os outros gostam é porque estamos a fazer as coisas bem.
E tudo acaba por se resumir a uma coisa: os outros.
- Treinamos para o corpo de verão, para que os outros nos vejam na praia.
- Treinamos e tiramos uma selfie, para que os outros vejam que não fomos preguiçosos.
- Comemos super clean para que os outros vejam, como somos perfeitos na nossa alimentação
A vida nos dias de hoje resume-se muito a isto: pouco de nós e muito para os outros.
Talvez sejam as redes sociais. Talvez seja toda a publicidade à volta de corpos perfeitos. Ou esta pressão incutida do #nopainnogain mas a verdade é que quanto mais navego pela internet, mais percebo a quantidade de pessoas com distúrbios alimentares e isto assusta-me.
Acabei por ficar doente e dei por mim aos 30 anos exactamente no mesmo ponto onde tudo tinha começado com 16.
Acabei por ficar doente e dei um basta. Decidi que já chegava de me mutilar psicologicamente, em busca de uma perfeição visual que todos os dias me matava mais um bocadinho. Procurei ajuda e comecei a trilhar aquilo a que chamo o meu caminho de amor próprio.
Sim eu continuo a publicar pequenos almoços saborosos e saudáveis porque quem me conhece sabe bem o amor que nutro por pequenos almoços. Sim eu publico os meus treinos, mas as fotografias de poses completamente forçadas deram lugar a imagens de conquistas pessoais, de um corpo que está cada vez mais funcional, que tem celulite e usa calções para treinar, que tem barriga mas que se sente efectivamente mais confortável a treinar de top por causa do calor e porque no fundo o que interessa são as minhas capacidades como atleta, e não o raio das pregas que eu tenho quando me dobro.
É óbvio que eu cuido de mim e gosto de me sentir fisicamente bonita, não vou ser hipócrita e dizer-vos que acordo todos os dias a achar-me a maior do pedaço. A grande diferença entre o meu eu de agora ou de há um ano, é que eu acabei por aceitar que é OK não ter os abdominais todos os dias secos ou perceber que comer saudavelmente não significa viver em restrição.
Receita de Bolo de Laranja e Nozes saudável
Porque sim fisicamente eu não sou perfeita.
Podia ter menos rabo. Podia ter uma barriga mais seca. Ou menos celulite, tal como já tive há exactamente um ano. Podia mas não quero porque sei aquilo que perdi para os ter. Sei o esforço que tive de fazer, porque eu não sou naturalmente magra e seca e por isso tenho de me esforçar mais.
Sei acima de tudo das coisas que tive de abdicar e da tristeza que muitas vezes senti, para ter a fotografia perfeita no meu Instagram. E na realidade é que acreditem ou não, eu sou mil vezes mais feliz hoje.
A verdade é que acabei por me apaixonar por aquilo que o meu corpo é capaz de fazer hoje em dia, seja um pino sem parede, 100 burpees seguidos ou agachar com 80 kilos no lombo.
Acabei sobretudo por me apaixonar pela sensação de superação, e este amor que me tenho, é exactamente igual, ao ter trincado a fatia deste bolo visualmente imperfeito, e ter percebido que é efectivamente o interior e a forma como o saboreias que conta 🙂
Ingredientes Bolo de Laranja e Noz
- 2 cup farinha de aveia
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 cup – Mel biológico (podes usar o que quiseres para adoçar
- 1/3 cup – óleo de coco
- 2 ovos
- 1/2 cup – sumo de laranja
- 1 colher de sopa – raspas de laranja
- Nozes a gosto
Preparação
- Pré aquecer o forno a 180 graus
- Num processador de alimentos juntar o mel, óleo de coco, sumo de laranja, ovos e rapas de laranja. Misturar tudo até obter um creme.
- Adicionar a farinha, o fermento e bicarbonato de sódio e misturar tudo até o creme começar a fazer bolhas.
- Parte algumas nozes e mistura na massa. Mexe com uma colher. A ideia é incorporar as nozes na massa.
- Coloca numa forma rectangular previamente unhada com um pouco de óleo de coco. Eu coloquei papel vegetal e por isso ele ficou defeituoso. Aprende com os meus erros 🙂
- Coloca mais algumas nozes por cima da massa, vai ficar delicioso.
- Leva ao forno durante 30 minutos ou até espetares um garfo e ele sair limpo.
E pronto está feito:) Bom apetite.
Diogo Silva
Author at Lolly Taste Blog
Diogo é um redator criativo que cria conteúdos atraentes e adaptados ao seu público. Ele presta atenção aos detalhes, cumpre prazos e sabe como encontrar o tom certo para cada projeto.
Vânia Duarte
Editor at Lolly Taste Blog
Rui é um gestor de conteúdos organizado que coordena a criação de conteúdos e desenvolve planos. Ele é analítico, comunicativo e garante a qualidade, bem como o cumprimento dos objetivos do projeto.