Um bolo de cenoura para Raparigas como Nós

raparigas como nós bolo de cenoura e chocolate

Que saudades do Páginas Salteadas, há imenso tempo que não participava neste projecto maravilhoso de livros e receitas que tenho com as minhas sisters, mas este ano devido a algumas formações que estou a fazer tive de parar a minha participação neste projecto. No entanto Agosto foi um mês de pausa tanto em formações como nas redes sociais como já expliquei no artigo de segunda-feira e isso permitiu-me ler muito mais.

Em Agosto decidimos que sendo um mês de férias, calor, verão e muito relax, o Páginas Salteadas seria de escolha livre e por isso eu decidi trazer o livro Raparigas como Nós da querida Helena Magalhães. Ora o primeiro facto curioso deste livro é que a minha Andreia Moita também o escolheu para o Páginas Salteadas e publicou a receita dela bem antes de mim, conseguem imaginar o quê? Bolo de Cenoura e Chocolate. Eu como estive sem redes, não vi a receita da Andreia e esta segunda quando entrei no Instagram dela e vi que tinhamos feito a mesma receita larguei de imediato um grande sorriso porque parece que o livro da Helena nos transmitiu os mesmos sabores.

bolo de cenoura e chocolate

Falando do Raparigas como Nós que está a ser um grande sucesso

Graças ao incrível trabalho que a Helena tem feito para divulgar mais a leitura nas redes sociais, é assim um livro apaixonante, divertido, emocionante e que me fez chorar imenso no final. Eu confesso-me fã do género Young Adult, desde que bati de frente com Eleanor & Park que já esteve aqui representado no Páginas Salteadas e por isso estava verdadeiramente curiosa com este segundo livro da Helena e o que vos posso dizer é que se nota a léguas que a Helena cresceu enquanto escritora. Eu comprei o Diz-lhe que Não (que adorei) e falei dele aqui no blogue em 2016, mas este Raparigas como Nós está muito mais maduro e com uma escrita que prende por completo.

[irp posts=”12384″ name=”Páginas Salteadas: Waffles de aveia para celebrar o amor”]

A história fez-me regressar de imeadiato à minha adolescência, porque sendo eu e a Helena da mesma idade as memórias nos anos 90 e 00 são as mesmas, a forma de pensar nos rapazes naquela altura era a mesma e a ingeniudade característica de quem não tinha a cabeça minada por redes sociais também é a mesma por isso revi-me muito na paixão adolescente da Isabel pelo Simão e no grupo de amigas sempre tão presente.

O livro passa-se entre Cascais, Lisboa e Madrid

E as relações entre as personagens estão muito bem conseguidas o que fez com que eu não conseguisse parar de ler. A verdade é que fui tendo preferências ao longo do livro e se numa certa altura achava que o Simão era tudo o que a Isabel precisava a meio do livro o meu coração começou a ser totalmente team Afonso. Mas o melhor de tudo foi mesmo poder viajar nas minhas memórias, e lembrar-me dos dias de praia na linha (em Santo Amaro de Oeiras ou Carcavelos), nas idas ao festival Sudoeste com o meu grupo de amigos e nos passeios sem horas ao fim-de-semana com amigas no Chiado onde apesar de não termos telemóvel era sempre fácil combinar coisas.

O Raparigas como Nós é um livro leve e acima de tudo é um livro para nos fazer recordar de como a relações e as amizades existiam e eram alimentadas antes deste grande boom das redes sociais.

Quanto à receita, acaba por ser engraçado eu e a Andreia termos sentido que bolo de cenoura e chocolate representava na perfeição o Raparigas como Nós, mas a verdade é que para mim os doces de cenoura fossem em bolo ou queijadas sempre fizeram parte da minha adolescência e por isso foi muito fácil decidir que seria esta receita a representar o Raparigas como Nós.

bolo de cenoura e chocolate saudavel e fácil

Vamos à receita?

Ingredientes

4 cenouras médias
3 ovos
1 chávena de açúcar de coco
1 chávena de óleo de coco
1 chavena de farinha de aveia
1 chavena e meia farinha de amêndoa
1 colher de sopa de fermento
100gr de chocolate 70% cacau

Preparação

1 – Unta uma forma com manteiga e de seguida coloca um pouco de farinha. Enquanto isso pré-aquece o forno a 180 graus.

2 – Corta as cenouras em rodelas e coloca numa liquidificadora juntamente com os ovos. Mistura tudo até obteres uma pasta homógenea.

3 – Passa esta pasta para outro recipiente, junta o açúcar, o óleo de coco, as farinhas e o fermento e bate tudo até a massa ficar bem misturada.

4 – Coloca a massa na forma e leva ao forno durante 40 minutos. Vai espetando com um palito para veres se já está cozido.

5 – Retira o bolo do forno e enquanto arrefece, derrete em banho maria o chocolate. Depois basta barrares a parte de cima com uma colher e está pronto a comer. Bom apetite.

 

Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto

Andreia Moita Blog
Joan of July
Às cavalitas do vento

RELATED POSTS

2 Comments

  1. Responder

    Mafalda Rodrigues

    Outubro 15, 2019

    Olá Vânia
    Parabéns pelo blog, parabéns pela loja online (já dei um olhinho).
    As cenouras para este maravilhoso bolo são cozidas?
    Muito obrigada e muitos, muitos sucessos.

    • Responder

      vânia duarte

      Novembro 17, 2019

      obrigada por todo o teu carinho 🙂 as cenouras são cruas 🙂

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.