Recomeça sempre

bless woman conference vania duarte

Recomeçar é o melhor que podes fazer por ti e foi aquilo que mesmo nos momentos mais negros da minha doença me fez manter a cabeça à tona. Por isso é aquilo que mais digo quando alguém me diz que está cansada de dietas falhadas.

E eu entendo este sentimento acredita, porque eu vivi neste loop durante anos, de planos e mais planos alimentares passados por diferentes nutricionistas e dietas atrás de dietas que eu começava cheia de vontade mas que por os deixar de seguir à letra uma ou duas vezes acabava por atirar com tudo ao ar, comia de forma descontrolada, deixava de treinar e prometia regressar aos eixos na segunda-feira seguinte, no dia 1 de cada mês ou quando o ano mudava, até voltar a repetir o mesmo comportamento vezes e vezes seguidas.

Até que depois de muitos anos nisto eu percebi que não adiantava estar a marcar dias específicos no calendário

Para retomar os bons hábitos alimentares e de treino, o corpo não quer saber se o ano mudou ou se é uma nova semana e na verdade para o corpo quanto mais cedo te decidires a cuidar dele melhor, portanto mesmo que ontem tenhas tido uma compulsão, mesmo que esta semana vás ter mil jantares, recomeça sempre, recomeça todos os dias, porque é quando decides não adiar retomar o teu caminho mesmo que existam percalços que a mudança se dá.

A verdade é que apesar de hoje em dia eu viver bem comigo e com a comida, eu ainda hoje não sei como não desistir e às vezes ainda caio neste meu caminho de procurar viver saudável e sem esta doença. Mas sei que de todas as vezes que desisti recomecei uma e outra vez e ainda hoje o faço. Acreditei que desta vez é que era. E sim, foram anos e anos a achar isto, foram anos a cair e a levantar-me para cair logo de seguida,  mas houve um dia, um único dia que deu certo e esse recomeçar foi diferente. E aquilo que aprendi com todas estas quedas, é que de todas as vezes em que decides recomeçar mostras ser mais forte do que tu pensas.

E é por isso que uma das coisas que mais agradeço é esta capacidade de recomeçar sempre que caio.

E é isto que mais tens de interiorizar nesta tua caminhada, não há caminhos lineares, não há dietas infalíveis e não há sempre motivação, e é exactamente aqui neste lugar chamado vida onde nem sempre tudo corre bem que tu tens de aprender a viver para alcançar o teu equilíbrio. Por isso recomeça agora. Recomeça sempre.

Sugestão
Eu já fui viciada em nutricionistas

RELATED POSTS

1 Comment

  1. Responder

    Carolayne Ramos

    Agosto 6, 2019

    Mas que texto tão certeiro e verdadeiro! Compreendo-te tão bem, Vânia, mas tanto mesmo!! É sempre bastante positivo quando nos apercebemos de que não estamos sozinhos nas nossas lutas e que, tal como nós, existe também um par de pessoas que partilham das nossas angústias, apesar de terem cenários diferentes dos nossos… Recomeçar é uma atitude que merecemos, pois, a cada nova investida, vamos reaprendendo com os nossos erros, aplicando novamente o que nos faz bem. redescobrindo os motivos pelos quais começámos, em primeira instância! Trata-se de um processo de auto-descoberta tão bonito, embora doloroso, por vezes… Mas valerá sempre a pena, desde que nunca desistamos de nós!

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.