Páginas Salteadas: Misteriosas Bolachas de Aveia

bolachas de aveia e chocolate

Última segunda-feira do mês significa que é a minha vez de partilhar a receita inspirada pelo livro que eu e as minhas sisters Andreia Moita, Joana Clara e Catarina Alves de Sousa lemos durante o mês de Fevereiro. A escolha deste livro foi sugerida por mim, depois de ter lido o Homem de Giz em 3 dias e como nunca tínhamos tido um livro mais de mistério no nosso projecto achei que este seria perfeito.

bolachas de aveia e banana

Comprei o Homem de Giz o ano passado em segunda mão

Na maravilhosa livraria Deja Lu, sem nunca ter ouvido falar sobre ele. Lembro-me de ter lá ido especificamente para comprar a Sombra do Vento do Zafón e quando já estava quase a ir pagar vi o Homem de Giz em cima da bancada e a capa despertou-me a curiosidade. Nunca tinha ouvido falar sobre ele e admito que o escolhi somente pela capa e por um pequeno excerto que li – podia ter corrido mal ao escolher um livro pela capa mas até correu bem. Asssim que cheguei a casa fui pesquisar mais sobre ele e percebi que era um dos livros mais aclamados de 2018 sendo que tinha muita inspiração na série Stranger Things, ora sendo eu uma apaixonada por esta série fiquei logo cativada e comecei a ler.

bolachas de aveia saudaveis

E BAM… fiquei completamente presa ao final de duas páginas.

A história acontece entre 1986 e 2006 e conta a história de um grupo de amigos, envoltos em muitas aventuras, mistérios e um assassinato, onde pelo meio surgem estranhos e misteriosos bonecos de Giz desenhados que ninguém sabe de onde vêm. A história tem um ritmo maravilhoso, as personagens estão muito bem construídas e o facto de saltarmos época a cada capítulo acaba por nos dar uma visão geral do que as personagens viveram na adolescência e o que vivem agora em adultas. Tem intriga, tem suspense e tem momentos de nos deixar completamente de boca aberta sem estar à espera que aquilo pudesse acontecer. O final, oh meu Deus aquele final é épico e deixou-me completamente surpreendida no bom sentido. E por isso se estão sem ideias de próximos livros façam favor de ler o Homem de Giz.

A receita que escolhi fazer para este livro foram umas misteriosas Bolachas de Aveia e porquê? Porque todo este livro anda à volta do universo adolescente, das amizades, das intrigas, das tardes passadas em parques, nas casas dos amigos ou em feiras populares e quando penso no universo adolescente tudo o que seja bolachas de preferência com pepitas de chocolate ou mesmo com cobertura de chocolate vem-me logo à cabeça. E depois inspirei-me também no facto da capa do livro ser preta e todo o universo da história ser um pouco negro para mergulhar estas bolachas num delicioso chocolate preto, pintalgando com coco ralado inspirada pelos misteriosos homens de giz.  No final, saíram umas bolachas absolutamente deliciosas, vegan e que são um óptimo snack para acompanhar a leitura deste livro. Vamos à receita?

bolachas de aveia vegan

Ingredientes para as Misteriosas Bolachas de Aveia

2 bananas maduras
90gr de manteiga de amêndoa
1 colher de chá de extracto de baunilha
150gr de flocos de aveia
1 colher de sopa de Fibramix da shinesuperfoods
50gr de pepitas de cacau da shinesuperfoods
chocolate para derreter – usei chocolate vegan flor de sal
coco ralado

Como fazer as Misteriosas Bolachas de Aveia

1 – Coloca o forno a pré-aquecer a 180 graus

2 – Esmaga as duas bananas com um garfo e logo de seguida adiciona a manteiga de amêndoa, o extracto de baunilha e mistura bem até ficar tudo bem combinado.

3 – Adiciona a seguir a aveia, o Fibramix e as pepitas de chocolate, volta a misturar tudo até obteres uma pasta consistente.

4 – Começa a fazer bolinhas com a massa e coloca-as num tabuleiro forrado com papel vegetal deixando algum espaço entre elas. Depois com uma colher pressiona a massa até obteres o formato de uma bolacha.

5 – Leva as bolachas ao forno durante 10 minutos. Vira-as ao final de 5 minutos para ficarem tostadas dos dois lados. Depois desliga o forno e deixa-as respousar.

6 – Derrete o chocolate em banho maria, depois retira as bolachas do forno e uma a uma mergulha uma parte da bolacha no chocolate. Volta depois a colocar por cima do papel vegetal.

7 – Decora a parte do chocolate como quiseres, eu usei coco, mas podes usar frutos secos, cranberrys ou outra coisa que gostes. Depois coloca o tabuleiro no frigorifico para que o chocolate solidifique e voilá, as tuas misteriosas bolachas de aveia estão prontas a serem saboreadas enquanto te deixas envolver pela incrível história do homem de giz.

Sugestão
Páginas Salteadas: Descomplica as manhãs com Papas de Amêndoa e Maçã

 

Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto

Andreia Moita Blog
Joan of July
Às cavalitas do vento

 

 

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.