Nada vai mudar se tu não mudares

Eu sei que por esta altura já pensaste nas tuas resoluções. Sei que tens em mente começar uma nova dieta, abraçar de vez o exercício físico e tornares 2019 o teu ano mais saudável e equilibrado de sempre. Sei que neste momento sentes uma esperança desmedida no ano que se avizinha, que estás com força, e que hoje vais dar tudo, comer tudo, beber tudo para depois a partir de dia 1 a tua relação com a comida e o exercício mudar e começares a tua jornada.

Ou se calhar já fizeste contas e afinal a dieta só começa dia 7 porque entretanto o regresso à rotina é a uma quarta-feira e bom, bom é começar mudanças mesmo à segunda. Para além disso, vem aí o dia de reis e há sempre um ou outro bolo para comer. Por isso talvez estejas a contar que dia 7, primeira segunda-feira de 2019 é efectivamente o dia.

E eu sei isto tudo, porque vivi 15 anos assim.

A calcular meticulosamente a data de início das mil dietas que fiz, ano após ano, resolução após resolução, esperança atrás de esperança até chegar a Fevereiro e esquecer-me por completo de tudo o que tinha prometido um mês antes. E isto simplesmente acontecia porque eu vivia de utopias. A verdade é que não vais ficar seca nem definida em um mês. E também é provável que falhes um ou outro treino e que não comas sempre de forma saudável, e tudo isto faz parte de uma coisa chamada vida, que às vezes não corre como planeamos e ainda bem porque acaba por nos colocar à prova no momento das adversidades.

Sugestão
Eu privei-me de viver por inteiro durante 15 anos

Porque a verdade é que nós somos muito bons na zona de conforto, mas é quando se tem de sair dela e tomar a decisão de andar para a frente mesmo que ao longo do caminho surjam vários passos atrás que a maior parte das pessoas falha. Eu digo aqui muitas vezes, que o meu maior feito foi tentar sempre, mesmo quando caí bem fundo, eu nunca deixei de tentar, nunca me resignei até que houve um dia que deu certo e isso aconteceu porque eu comprometi-me a sério comigo e com a minha cura interior.

E isto não significa que correu sempre tudo bem nem que foi tudo fácil, muito pelo contrário. Tive muitos momentos de dúvidas, tive compulsões, tive muita vontade de voltar à fase em que contava cada grama de comida, porque apesar de me magoar era uma dor bem mais confortável do que aquela de não saber o que comer intuitivamente me poderia fazer.  Tive tudo isto, mas segui em frente porque me comprometi comigo.

Sugestão
Sou grata a este corpo

O dia de amanhã é só mais um acredita. Nada vai mudar se tu não te comprometeres.

Porque é disto que a minha mudança é feita. Compromisso comigo, todos os dias e para sempre, sem prazos de validade. O amanhã será igual a todos os dias 31 que prometeste até agora se tu não mudares a forma de encarar a tua mudança, se não entenderes que isto não é para estar bem na praia daqui a 6 meses, isto não é para mostrar aos outros o quanto és incrível e nem sequer é para ser a mais boazona do pedaço, isto tem de ser simplesmente por ti e pelo teu bem estar para todo o sempre.

Isto é para que possas viver em paz e para que possas de uma vez por todas chegar ao final de um ano com a sensação que valeu mesmo a pena lutares por ti. E acredita em mim: vale cada lágrima ou gota de suor, vale cada dúvida, vale cada momento de medo.

Que 2019 seja o início da melhor fase da tua vida.

RELATED POSTS

1 Comment

  1. Responder

    Carolayne Ramos

    Janeiro 11, 2019

    Que palavras tão sinceras e verdadeiras! Tens toda a razão: todos os dias são dias para aplicarmos as nossas mudanças! Isto de termos de esperar só nos prejudica e maltrata! O melhor mesmo, é colocar mãos à obra e viver um dia de cada vez!

    Beijinhos e que 2019 seja o teu ano!
    LYNE, IMPERIUM BLOG

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.