Páginas Salteadas: Uma Genial Bolonhesa de Lentilhas Vegan

bolonhesa de lentilhas vegan

Portanto diz que o Páginas Salteadas está de regresso ao blogue e vem com quase 2 meses de atraso, porque esta receita de Bolonhesa de Lentilhas Vegan e este livro deviam ter saído em Outubro. Mas, uma das coisas que mais tenho trabalhado este ano, é aceitar que nem tudo corre como queremos e que precisamos de respeitar o nosso ritmo e eu que devia ter lido este livro em Setembro quando estava de férias não o fiz, porque estava completamente vidrada na viagem incrível que estava a fazer – e sim ainda irei falar dela por aqui – e depois passei ali por uma fase de menos inspiração e por isso não andava com vontade nem de ler nem de escrever.

E se há coisa que este blogue me ensinou ao longo destes 8 anos

É que não vale a pena forçar quando a coisa não sai. Porque quem lê sente quando as coisas são escritas com o coração ou não, por isso resolvi aceitar essa fase e a verdade é que sinto que regressei muito mais revigorada, cheia de energia e de vontade de criar coisas novas – tenho coisas no forno da criatividade quase a explodir para o mundo prometo.

Explicações dadas, vamos ao Amiga Genial que foi o livro escolhido para Outubro e a verdade é que este livro trouxe-me mix feelings. Porque tanto me prendia na sua escrita como me aborrecia, ou talvez quem me aborrecesse fosse a Elena uma das personagens.

bolonhesa de lentilhas

A história passa-se em Nápoles e é sobre duas raparigas Elena e Lisa

Que travam amizade, crescem juntas com todas as aventuras e adversidades de ser criança e adolescente e acabam por seguir caminhos diferentes já em adultas. Ambas são de famílias pobres, mas enquanto Elena é calma e ponderada, Lila é um furacão em forma de menina, com uma sede de conhecimento e de vida completamente desmedida. Ora assistir ao crescimento da relação delas é bastante interessante, mas ao longo da história comecei a aborrecer-me muito com a Elena que é demasiado tótó sempre à espera da aprovação de Lila para tudo e isto fez com que às vezes me apetecesse dar-lhe um abanão.

Sugestão
Panquecas de aveia com molho de iogurte e frutos silvestres

No entanto olhando mais profundamente Elena acaba por ser o reflexo de muitas pessoas inseguras, que apesar de terem capacidades incríveis continuam a viver na expectativa de agradar a toda a gente, e o que este livro mostra é que isso é impossível, vai sempre haver alguém melhor, mais bonito, mais alto, mais corajoso, mais inteligente ou até mais audaz que nós e enquanto vivermos para agradar outros e não a nós próprios nunca passaremos de Elenas que por mais que tenham voltam sempre ao início em busca da aprovação de terceiros.

bolonhesa vegan de lentilhas

Eu gostei bastante da história mas achei que em alguns momentos

A escritora escreveu um bocadinho para encher e isso fez com que a história se desenrolasse muito devagar. No entanto é um bom livro para ler que acabou por me inspirar a criar esta receita de Bolonhesa de Lentilhas Vegan para o acompanhar, afinal de contas a presença italiana é muito forte e como uma das coisas que eu queria trazer para o páginas salteadas eram mais refeições principais e deixar um pouco os bolos, vi neste livro a altura ideal para o fazer.

A receita que escolhi é inspirada na querida Made By Choices que é sempre a minha escolha quando tenho de me aventurar nos pratos principais vegan. Fiz algumas adaptações e acrescentei outros ingredientes para lhe conferir um sabor mais forte bem ao jeitinho de Nápoles. Vamos a isto?

bolonhesa vegan lentilhas

Ingredientes para Bolonhesa de Lentilhas Vegan

1 cebola
1 cenoura
1 pimento vermelho
3 dentes de alho
azeite
2 chávenas de lentilhas castanhas
1 colher de sobremesa de paprika
1 colher de sobremesa de oregãos
3 colheres de polpa de tomate
1 copo de vinho tinto
sumo de meio limão

Sugestão
Pão de Abacate, Cacau e Cajus

Como fazer a Bolonhesa de Lentilhas Vegan

1 – Começa por demolhar as lentilhas castanhas de um dia para o outro. Eu coloco sempre alga kombu que torna as leguminosas mais digeríveis e elimina o problema dos gases.

2 – Pica a cebola, o pimento, a cenoura e os dentes de alho para uma panela. Adiciona azeite e deixa refogar durante 7 minutos, vai sempre mexendo para não agarrar.

3 – Coloca as lentilhas na panela e continua a mexer até estarem bem incorporadas no preparado anterior, depois adiciona a polpa de tomate e continua a mexer.

4 – De seguida adiciona os oregãos e a paprika, mistura tudo e depois junta o vinho e continua a mexer. Logo de seguida junta o sumo de limão, sal a gosto, tapa a panela e deixa cozinhar.

5 – À medida que fores precisando podes adicionar um pouco de água e assim que esteja cozido desliga e está pronto. Faz um esparguete à parte e bom apetite.

 

Descobre outras receitas que já criei para este projecto

 

Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto

Andreia Moita Blog
Joan of July
Às cavalitas do vento

Dezembro 10, 2018

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.