Páginas Salteadas: Bolachas de amêndoa e chá de Marrocos

bolachas de amendoa saudaveis

Se me dissessem quando peguei no Tempo entre Costuras que ia terminar o livro, a desejar que nunca tivesse acabado eu não ia acreditar. Mas foi exactamente isso que aconteceu com este livro, que entrou na minha vida por sugestão da Joana Clara e a virou de cabeça para baixo.

Oh Sira. De cada vez que penso nela cada célula do meu corpo larga um sorriso. Que mulher incrível esta, que começa como uma menina inocente e torna-se ao longo de toda a narrativa numa mulher forte, determinada e muito, mas muito poderosa. Este livro tem tudo para ser perfeito aos meus olhos. A narrativa é muito fluída, as personagens são maravilhosamente bem construídas e os diferentes cenários onde tudo se passa fazem com que a história nunca se torne monótona. Para além disso este livro tem uma grande carga histórica, passando-se entre a guerra civil de Espanha e a ascensão de Hitler na Alemanha.

bolachas de amêndoa sem gluten

Tempo entre Costuras fala de uma jovem menina costureira

Que se apaixona loucamente por Ramiro, um homem que a leva para Marrocos e a deixa sem nada. Sira que sempre foi modesta, vê-se sozinha numa terra diferente, com costumes diferentes e a ter de reconstruir a sua vida com o único dom que Deus lhe deu, a costura. E assim como não quer a coisa, Sira torna-se uma poderosa modista de Marrocos e muito mais…. E é exactamente este muito mais que não vos irei contar para vos aguçar o apetite de o lerem e perceberem o porquê de ter entrado automaticamente para o meu top 3 de livros de 2018.

E sim são 600 páginas, mas juro-vos que assim que entrem nesta história não vão conseguir parar de ler. As personagens são inebriantes e a narrativa é muito envolvente. Posso ate dizer-vos que me senti meio viciada neste livro e cada bocadinho que tinha era para o ler. E assim que o terminei vi a série da Netflix, que está tão bonita, tão perfeita e tão bem feita, filmada em vários locais, um deles a nossa linda Lisboa. Mas apesar de a ter adorado, fico feliz de ter lido o livro primeiro, porque o livro está ainda melhor.

bolachas de amêndoa sem lactose

E para representar este livro escolhi uma receita de bolachas de amêndoa com chá de Marrocos da Lipton.

Porque bem, o chá era a bebida de eleição de Sira no seu atelier e era preparado com todo o carinho pela sua querida empregada Jamila. E as bolachas de amêndoa vem da inspiração do médio oriente. Porque a amêndoa tem origem na Síria, e a nossa protagonista se chama Sira. Porque os biscoitos eram uma óptima forma de Sira conhecer as suas clientes e levá-las a ficarem um pouco mais no atelier para lhe contarem-lhe coisas proibidas, e como estes biscoitos são daqueles impossíveis de parar de comer, este é o melhor casamento para representar na perfeição O Tempo entre Costuras.

bolachas de amêndoa e canela

Vamos viajar até Marrocos e comer Bolachas de Amêndoa?

Ingredientes para as Bolachas de Amêndoa

1 cup de farinha de amêndoa
1/2 cup de manteiga de amêndoa
1/4 cup de mel
1/4 de água (podes usar leite vegetal se quiseres)
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de Ideamix da Shine (Esta mistura de super alimentos é perfeita para nutrir o cérebro e reduzir a fadiga mental.)
1/2 colher de sopa de fermento em pó
Pepitas de Cacau da Shine 

Eu uso estas cups da Joseph Joseph.  Para converteres cups para gramas vê este link

Como fazer as Bolachas de Amêndoa?

  1. Numa taça mistura a manteiga de amêndoa, a água e o mel e mexe com uma colher até ficar tudo uniforme.
  2. Adiciona logo de seguida, a farinha, a canela, o fermento e o Ideamix e mexe bem até obteres uma pasta bastante espessa que dê para moldar. Caso vejas que a massa está muito liquida, adiciona um pouco mais de farinha.
  3. Pré-aquece o forno a 180 graus. Faz bolinhas com a massa e depois espalma-as com as mãos para ficarem em forma de bolacha. Coloca-as num tabuleiro revestido com papel vegetal separadas umas das outras e por cima espalha algumas pepitas de cacau.
  4. Baixa o forno para 160 graus e coloca-as lá dentro entre 8 a 10 minutos. As bolachas cozem muito rápido, por isso fica atenta para não queimarem.
  5. Por fim, faz um chá de Menta e especiarias da Lipton inspirado em Marrocos e saboreia um delicioso lanche, na companhia da super protagonista Sira Quiroga.

Descobre outras receitas que já criei para este projecto

 

Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto

Andreia Moita Blog
Joan of July
Às cavalitas do vento

RELATED POSTS

4 Comments

  1. Responder

    diana carvalho

    Setembro 13, 2018

    Vi a série na Netflix e adorei, mas depois de ver esta review sinto que tenho mesmo de ler o livro. E vou aproveitar para fazer estas bolachas porque estão com um aspecto delicioso.

    • Responder

      vânia duarte

      Setembro 13, 2018

      lê tenho a certeza que vais adorar, é tão mais bonito do que a série 🙂 depois diz se gostaste das bolachas.

  2. Responder

    Andreia Moita

    Setembro 13, 2018

    Oh Sira! Também fiquei apaixonada por esta história. O livro é absolutamente encantador. Já estou a ver a série também e não tarda publico a minha receita. Beijinhos

    • Responder

      vânia duarte

      Outubro 5, 2018

      dos livros mais especiais que tivemos este ano, simplesmente amei 🙂

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.