Páginas Salteadas: Bolo Húmido de Banana, Laranja e Noz Pecan

bolo humido de banana e laranja

O primeiro aniversário do Páginas Salteadas celebrou-se há um mês. Falei-vos dele neste post e no quanto foi bonito reunir pessoas queridas à volta de uma mesa cheia de boa comida e bons livros. Foi também neste dia que lançámos o desafio de nos sugerirem o livro para Agosto e eis que as queridas Rosarinho e Susana do Armazém de Ideias Ilimitada lançaram para a mesa, a ideia do Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry e os nossos olhos brilharam. Afinal de contas, este é provavelmente um dos livros mais bonitos e icónicos de sempre.

Tal como a Andreia Moita que falou disto na receita dela, eu também só li o Principezinho já em adulta. Sei que um dia após alguém ter falado deste livro, apercebi-me que nunca o tinha lido e senti que esta história estava em falta na minha vida e decidi ler. E ainda bem que o fiz, porque o Principezinho sendo um livro infantil é de uma riqueza de valores absolutamente incrível.

bolo humido banana e noz

Amizade pura e verdadeira é disto que o livro fala.

“Eu procuro amigos. Que quer dizer cativar?
” É uma coisa muito esquecida – disse a raposa. Significa criar laços”

Esta é para mim uma das frases mais poderosas deste livro. E talvez aquela que mais se adeque aos dias que vivemos hoje, onde tudo é instantâneo. As roupas, as modas e as pessoas. Vivemos na era do swipe, do delete e do like e com esta facilidade de encontrar pessoas, estamos a perder aos poucos a capacidade de nos relacionarmos a sério com alguém. De criar laços profundos, de dedicar tempo a alguém tal como o principezinho dedicou à sua rosa.

Uma das coisas que hoje em dia me intriga muito são as relações. São tantas as aplicações que nos permitem conhecer pessoas, que aquilo que sinto é que anda meio mundo à espera de encontrar alguém ainda melhor e por isso ninguém se dedica verdadeiramente a criar laços com quem está à sua frente. Para quê fidelizar-me aqui se há todo um mundo de opções não é?

Sugestão
Páginas Salteadas: Poção da Imunidade de Açaí e Mirtilo

É estranho perceber isto e assustador ao mesmo tempo. Perceber que em tão pouco tempo a forma de fazer nascer uma relação, está tão diferente. As pessoas apegam-se cada vez menos porque estão completamente desligadas de si próprias. E é exactamente sobre isto que o Principezinho fala, sobre entrega verdadeira, aquela que neste mundo digital de aparências se está a perder cada vez mais. Porque o facto de estarmos cada vez mais conectados online, cada vez mais sedentos das últimas novidades faz-nos esquecer que no final, a solidão acaba por bater a todos e é muito triste, terminar o dia assim, com muitos likes num ecrã e ninguém para te dar um verdadeiro abraço.

bolo humido banana laranja noz muito saudavel

E eis que nasceu o Bolo Húmido de Banana, Laranja e Noz Pecan.

Antes de vos explicar a receita, vou ter de puxar a brasa à minha sardinha e dizer que esta foi uma das minhas receitas favoritas. Este bolo ficou absolutamente divinal, tanto no sabor como na textura, por isso façam-no mesmo, porque vos garanto que vão adorar.

E escolhi fazer este bolo húmido de banana, laranja e noz pecan, porque ao reler o Principezinho agora em Agosto, acabei por me demorar mais nas bonitas ilustrações e o amarelo saltou-me à vista. Seja no cabelo do Principezinho, seja nas estrelas, no deserto e em algumas personagens, os tons quentes saltam à vista, e se todo este livro fala da importância de criar laços, há lá melhor coisa que amigos à volta da mesa, com uma fatia de bolo? Afinal de contas, foi assim que este livro foi escolhido para o Páginas Salteadas, fruto de laços que começaram no digital, mas que se firmaram na vida real, e por isso nada me fez mais sentido do que criar um bolo leve, usando banana e laranja, com as cores que mais saltam à visa neste livro.

Sugestão
Páginas Salteadas: Panquecas de arroz e um batido de aveia energético

Posto isto vamos à receita?

Ingredientes

2 bananas médias amassadas
1/2 cup de sumo de uma laranja
1/4 cup óleo de coco
3 ovos
1/4 cup de açúcar de coco
2 cups de farinha de amêndoa
1 tsp de fermento em pó
1 tsp bicarbonato de sódio
1 tsp de canela

A minha balança de cozinha está avariada, por isso como medida usei estas cups da Joseph Joseph.  Para converteres cups para gramas vê este link

Como fazer o Bolo Húmido de Banana, Laranja e Noz Pecan

  1. Começa por pré-aquecer o forno a 175 graus
  2. Esmaga as bananas com um garfo. Depois adiciona todos os ingredientes à excepção das nozes.
  3. Mistura tudo muito bem, até obteres uma massa consistente.
  4. Corta as nozes pecan em pedaços mais pequenos e adiciona à massa. Mexe com uma colher para ajudar a incorporar.
  5. Depois coloca o preparado numa forma e leva ao forno entre 20-30 minutos. Vai espetando um palito no bolo e assim que sair limpo está pronto. O bolo vai ficar molinho e húmido por dentro.

 

Descobre outras receitas que já criei para este projecto

 

Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto

Andreia Moita Blog
Joan of July
Às cavalitas do vento

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.