Páginas Salteadas: Uma aventura com Pão de Queijo

pão de queijo receita fácil

Este é provavelmente um dos livros mais improváveis que poderíamos ter aqui no Páginas Salteadas. Mas a verdade, é que foi mesmo o livro que escolhemos para celebrar Junho e a chegada do Verão e eu não vos consigo explicar o quanto me diverti a ler o livro “Uma Aventura na Amazónia”.

Uma das maravilhas deste projecto é colocar-nos a ler livros que dificilmente leríamos noutras circustâncias e é acima de tudo fazer-nos sair do nosso registo literário normal, para abraçar novas histórias. E isto é absolutamente incrível, porque nos ajuda a expandir os horizontes e o mais importante, dá-nos aquela sensação de surpresa boa quando terminamos um livro inesperado.

Quando era miúda eu devorava os livros “Uma Aventura”

E talvez o que me tenha marcado até hoje foi o de Sintra que era assim meio assustador. Ora voltar a ler um livro desta coleção passados tantos anos veio assim com um toque meio nostálgico das tardes infinitas que eu passava a ler. O que eu não estava à espera é que mais do que reviver o passado eu diverti-me imenso a ler o livro deste mês e demorei 3 dias para o terminar, porque queria saber sempre mais do que se ia passar com a Luisa, a Teresa, o João, o Pedro e o Chico.

pão de queijo com polvilho doce

O livro leva-nos a viajar até à Amazónia.

Tem cheiro a selva tropical quente e humída, tem um encontro de águas incrível entre o Rio Negro e o Amazonas, tem piranhas, botos, sucuris e indios. Tem sabor brasileiro e uma história de roubos e tráficos muito emocionante.

Criar a receita para este livro foi provavelmente a mais fácil de sempre, muito porque mesmo antes de o ler eu já sabia o que queria fazer: Pão de queijo, uma delicia de fazer perder a cabeça a qualquer um. Provei pão de queijo há alguns anos, quando trabalhei com um colega brasileiro e desde aí fiquei meio obcecada com aquilo. Ele levava para o trabalho e eu simplesmente não me controlava e comia bolinhas atrás de bolinhas. Foi então nessa altura que decidi que tinha de aprender a fazer e desde aí tem sido receita infalível cá em casa.

Uma coisa importante a reter é que esta receita de pão de queijo é tudo menos fit. E sim eu poderia ter tentado trocar os ingredientes e fazer uma receita mais saudável mas não me lixem, há coisas que sabem bem exactamente como elas são e confesso que me irrita um bocadinho esta moda de tornar tudo o que se come em “saudável”.

Este post que escrevi o ano passado fala exactamente sobre isto:

A magia do pão de queijo é que é provavelmente das receitas que menos trabalho dá. Para além disso, rende imenso e deixa qualquer pessoa com água na boca. Por isso sem mais demoras “vamo daí galera” aprender a fazer pão de queijo.

receita de pão de queijo fácil

Ingredientes para o Pão de Queijo

250gr de polvilho doce
120 ml de leite
60 ml de óleo
1 ovo
1 chávena de queijo ralado (usei de 4 queijos para tornar o sabor mais intenso)
1/2 colher de sopa de sal

receita de pão de queijo tradicional

Preparação do Pão de Queijo

  1. Pré-aquece o forno a 200graus.
  2. Numa panela coloca o leite, o óleo e o sal e mexe até ferver.
  3. Quando a mistura ferver, coloca sobre o polvilho que deverá estar noutro recipiente. Mistura tudo muito bem até arrefecer.
  4. Junta o ovo e volta a mexer muito bem. Depois adiciona o queijo e com as mãos começa a misturar a massa até ficar uma bola.
  5. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, começa a fazer bolinhas e coloca-as no tabuleiro. Deixa algum espaço entre elas, porque a massa costuma crescer um pouco.
  6. Leva ao forno durante 30 minutos ou até começarem a ficar douradinhas. Dependendo do forno podem ficar prontos mais rápido. A maneira mais fácil de te guiares é quando começam a ficar bem dourados. E pronto, serve com uma bebida fresca ou um chá e bom apetite.

Descobre outras receitas que já criei para este projecto

 

Aproveita para veres as receitas das minhas parceiras neste projecto

Andreia Moita Blog
Joan of July
Às cavalitas do vento

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.