8 dicas para dormir melhor e ter um sono descansado

como dormir melhor lolly taste blog

Quantas pessoas não conheces tu, que dizem várias vezes que adoravam dormir melhor? Infelizmente há vários estudos que apontam que a população mundial anda a dormir cada vez menos. E a ter sonos de pior qualidade. E isto é efectivamente preocupante uma vez que a falta de sono suficiente é provavelmente das maiores causas de stress e irritabilidade de população no geral.

Eu considero-me uma sortuda. Não só porque tenho muito facilidade em adormecer como o meu relógio biológico está super regulado. Eu adormeço e acordo praticamente todos os dias à mesma hora. E mesmo ao fim de semana, a menos que vá sair, acabo por ter sono bastante cedo e acordar também cedo. O resultado de ter os meus sonos certinhos é basicamente sentir-me com mais energia e de bom humor. Mas apesar disto, também eu já tive noites menos felizes de insónias. E é provavelmente das coisas que mais em baixo me deixa.

Normalmente quando durmo mal, passo o dia inteiro com uma dor de cabeça chata. Não consigo concentrar-me em nada e noto que mesmo depois de dormir bem a noite a seguir, o meu corpo demora a recuperar. E preciso de dormir mais horas nos dias a seguir. Isto acaba por fazer com que não vá treinar de manhã o que me afecta directamente os níveis de energia. Ou seja basicamente, o que eu sinto é que uma noite mal dormida para mim, afecta-me não só aquele dia, mas como vários a seguir.

Para além disso já há muito se sabe que dormir mal está directamente relacionado com o aumento de peso. O facto de estarmos privados de sono, faz com que muitas das nossas emoções se alterem e acabamos por ter tendência a comer muito emocionalmente por nos sentirmos cansadas e cheias de stress.

Ora uma das melhores formas de garantir uma boa noite de sono é criares uma rotina nocturna. Algo que mostre ao teu corpo que está na altura de começar a relaxar, porque a cama e uma noite de sono incrível o esperam. E porque quero, que tu que me lês e sofres de insónias, comeces a dormir de forma descansada decidi trazer-te 8 dicas para implementares e que te podem ajudar a dormir melhor.

Queres dormir melhor? Vamos a isso

 

1- Evita comidas muito condimentadas ou com pimenta.

Se tens uma digestão sensível evita este tipo de alimentos à noite, porque podem provocar azia. E fazer com que tenhas dificuldade em adormecer, pois o teu estômago não está a trabalhar de forma correcta.

2 – As bananas são uma excelente opção de sobremesa.

Eu amo bananas, por isso é das frutas que mais consumo. E no caso do sono, elas ajudam na produção de  serotonina, a hormona que nos deixa relaxados. Para além disso se tiveres treinado, são óptimas para ajudarem a recuperar os músculos pois são ricas em magnésio.

3 – Atenção à quantidade de comida que ingeres 2 horas antes de te deitares.

A digestão atrapalha muito o sono e pode dar-te má disposição. Por isso normalmente janto sempre 2h30-3h antes de ir para a cama e evito acabar de comer e ir logo para o sofá. Outra coisa que ajuda muito a controlar a quantidade de comida que ingeres ao jantar, é optar por um prato de sobremesa. Eu faço isto muitas vezes.

4 – Uma bebida quente ajuda muito a transmitir uma sensação de conforto ao corpo.

Eu sou viciada em chás. Bebo o dia todo seja quente ou frio, mas para a noite tenho sempre dois em casa, que bebo já quando estou no sofá. As minhas escolhas são o  Buenas Noches da Yogi Tea ou o Nighty Night da Clipper Tea que contém valeriana. Para quem não gosta muito de valeriana o da Clipper Tea é bem mais suave que o da Yogi Tea. No entanto o velhinho chá de camomila também é um óptimo calmante.

5 – Come um punhado de amêndoas ou nozes

Estes frutos secos são ricos em melatonina e magnésio e por isso óptimos indutores do sono. Não costumo comer todos os dias, mas de vez em quando, gosto de o fazer. Especialmente quando tenho aqueles apetites pós jantar.

6 – Tira o telemóvel do quarto.

Eu sei que é difícil, mas a luz artificial que é emitida pelo ecrã é dos maiores inimigos de uma boa noite de sono. E mesmo quando já estás a dormir se recebes alguma notificação a luz do ecrã faz activar o teu cérebro – mesmo que o tenhas em silêncio. Faz como eu e adquire o velhinho despertador. Custa ao início mas acabas por te habituar e garanto-te que vais notar diferença no sono.

7 – Cria uma rotina para a noite.

Onde tomas um bom banho quente, vestes o pijama, colocas os teus cremes e já não tocas no computador. Se fores como eu e tiveres alguma ansiedade, aproveita para meditar. Eu uso a app Insight Timer que tem meditações guiadas, focadas na preparação do sono. Desacelerar ajuda o corpo a perceber que se está a aproximar a hora de ir dormir. Outra coisa que não faço é ver séries que me deixem ansiosa. Dou-te um exemplo: eu adoro stranger things, mas para mim era impensável vê-la durante a semana, porque ficava sempre ansiosa e isso era meio caminho para dormir mal.

8 – Come um quadrado de chocolate preto.

Pois é, desta não estavas à espera, mas guardei-te um quadradinho de chocolate para o final deste artigo. O chocolate estimula a produção de serotonina, ajudando a relaxar o corpo e a mente. Por isso é uma excelente opção não só para dormir melhor, como para dar aquele conforto à nossa alma.

Espero que tenham gostado. Se tiverem mais dicas partilhem comigo, para que possamos todos juntos ter noites descansadas e revitalizantes de sono. 

RELATED POSTS

2 Comments

  1. Responder

    Ana Beatriz Pereira Martins

    Abril 6, 2018

    Adorei as dicas, estou mesmo a precisar!!

    Beijinhos ♥

    • Responder

      vânia duarte

      Abril 9, 2018

      obrigada 🙂

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.