8 anos a rodar textos neste mundo virtual!

aniversario lolly taste 8 anos

E reza a história que há exactamente 8 anos nascia o Lolly Taste. 8 anos que se reflectem em 1400 posts, 10 998 comentários, alguns baixos e muitos altos. 8 anos a contar histórias, a partilhar locais bonitos, a reclamar e a contar histórias. E acima de tudo a abrir o coração da forma mais verdadeira que consigo.

Há precisamente 8 anos nasceu este blogue. Mais um dos muitos que eu já tinha tido. Estava entediada no trabalho que tinha, odiava aquilo mas não me podia despedir. Na altura não era moda ser empreendedor ou não haviam “influenciadores a dizerem-te como é incrivel atirares o trabalho ao ar e perseguires a luz”. O blogue foi para mim um escape enquanto tinha um trabalho que odiava mas que me ajudava a pagar o curso. Era o meu diário gráfico e o meu diário pessoal. Era a minha forma de conseguir expandir a minha criatividade e de me conectar com outras pessoas que ia conhecendo virtualmente. Curiosamente passado pouco tempo surgiu-me uma oportunidade profissional maravilhosa e eu despedi-me. Quanto ao blogue, trouxe-o comigo ao longo destes 8 anos.

aniversario lolly taste 8 anos

Muita coisa mudou e o Lolly Taste mudou também.

Nestes 8 anos tive épocas em que adorei estar aqui e outras que simplesmente odiei. Tive épocas em que senti um prazer imenso e outras em que me sentia perdida, sem conteúdo, sem voz e sem saber que caminho seguir. A verdade é que há 8 anos não se falavam de influenciadores, nem de receber coisas. Há 8 anos os blogues eram mais feios visualmente mas muito mais bonitos de conteúdo. Eram acima de tudo mais genuínos. Há 8 anos eu seguia mais de 100 blogues, todos com conteúdo incrível sabem? Há 8 anos trocavam-se selos digitais de melhor blogue, de blogue inspiração, nomeavam-se pessoas que admiravámos para tags engraçadas e acima de tudo não havia medo de partilhar o conteúdo do outro. Porque há 8 anos ninguém andava aqui a achar que ia ser a próxima sensação digital.

Comentava-se mais sabem? Olho para os meus posts antigos e vejo-os carregados de comentários com sumo e não coisas tontas só para descarregar links. Comentava-se sem pressas e sem medos de não se ser seguido. E lia-se mais também. Lia-se com vontade, ao contrário de hoje em dia que sinto que cada vez mais as pessoas têm pouca paciência para ler posts com mais de 4 linhas. Hoje em dia quere-se o imediato. O like fácil. O seguir para ser seguido. Se não retribuis vais à vida.

Sugestão
Cinco curiosidades que não sabem sobre mim parte 2

aniversario lolly taste 8 anos

Eu nunca tive pretensões com este espaço e quem me conhece sabe que é verdade.

Eu levo-me pouco a serio neste mundo digital e é exactamente por isto que eu nunca tive qualquer problema em parar de escrever quando isto me deixava de fazer sentido. Aconteceu em 2014 quando estive 4 meses sem aparecer por aqui, e aconteceu em 2015 quando estive 1 ano e achei que nunca mais voltaria. E em todos estes momentos eu nunca tive medo de ser esquecida. Porque a verdade é que o Lolly Taste é uma extensão de mim que me ocupa muito tempo pessoal. E para mim só faz sentido manter um blogue enquanto sentes os dedos a palpitar de desejo para escrever. E é exactamente por isto que dos 100 blogues que vos disse que seguia acima, hoje em dia devo seguir religiosamente uns 8. Porque muitos deixaram de existir e outros tantos continuam a existir mas perderam a sua essência. E nada disto tem a ver com os blogues evoluírem o seu conteúdo, porque quem segue o Lolly Taste desde o início sabe que está muito diferente, mas a essência dele que sou eu continua cá.

Em 8 anos percebi também que isto dos blogues é um mundo de caganças. Com comparações de tamanhos de pilinhas e que se queres entrar no jogo tens de aprender a ser “amiga” de quem interessa. Em 8 anos aprendi que antigamente interessava o conteúdo hoje em dia interessam os likes. E mesmo que te esforçes para teres um conteúdo incrível hoje em dia as marcas querem é saber se tens acima de 10 mil seguidores no instagram – mesmo que falsos.

aniversario lolly taste 8 anos

E eu sou muito velha do restelo nisto dos blogues

E continuo a achar que esta moda dos influenciadores digitais veio acabar com o conteúdo orgânico e genuíno que existia e que acima de tudo ser influenciador (seja lá o que esta palavra quer dizer) é muito mais do que andar a tirar fotografias com shampoos na rua. E por isso às vezes farto-me deste jogo. Por isso às vezes sinto que estou a remar contra a maré e isso cansa e mesmo agora que o blogue até vai num bom caminho há muita coisa que me cansa, e às vezes pergunto-me se vale mesmo a pena continuar aqui.

Sugestão
Porque às vezes

Mas depois há as pessoas. E eu volto a lembrar-me que o bom disto são as pessoas. Aquelas que todos os dias me enviam uma mensagem quando escrevo algum post que lhes tocou e me agradecem, pedem conselhos ou simplesmente desabafam. Aquelas que não me conhecendo pessoalmente sentem confiança suficiente para abrir os seus corações. Aquelas que todos os dias me fazem ver, que os meus posts com 1000 palavras têm importância.

aniversario lolly taste 8 anos

E há tambem aquelas que este blogue me trouxe e que já entraram para o patamar de amigos. Aquelas que tal como eu acreditam que isto dos blogues é muito mais do que lutar por likes, sacos de ofertas e idas a eventos. Aquelas que acima de tudo acreditam que ter um blogue é mesmo fixe no mais verdadeiro significado desta palavra.

E foi com essas pessoas que celebrei no início do mês o aniversário do blogue.

E não há problema em ter celebrado antes. Dizem os antigos que dá azar, mas a minha casa esteve tão cheia do bem, de amor e de boas energias que é impossível haver azar que resistisse. Comemos muito e bem. Conversámos, rimos, sacaram-se umas fotos para mais tarde partilhar mas ali naquele momento ninguém se lembrou dos telemóveis. E isso é incrivel. Porque ali naquele momento, fomos somente um grupo de amigos que percebeu que desfrutar da companhia real é muito mais catita. E são estas as pessoas que eu quero manter por cá. São estas as pedras preciosas que eu considero o mais valioso que o blogue já me deu. E é por estas pessoas que eu continuo a achar que este mundo dos blogues ainda tem muito para dar.

Sugestão
Blogging for a Cause 2018: É isto o Natal

aniversario lolly taste 8 anos

8 anos é do caraças.

Costuma-se dizer: Que venham mais 8.  Eu não sei quantos mais virão. Talvez 1. Talvez 8 ou talvez mais um mês. Eu nunca gostei de prazos, por isso prefiro dizer, venham os que tiverem de vir sempre escritos com formigueiro nos dedos e acima de tudo sempre verdadeiros, com a promessa que quando isso deixar de acontecer eu paro. Sem medos de ser digitalmente esquecida. Até lá, obrigada do fundo do coração por continuarem desse lado, por me lerem, por acreditarem em mim e por todos os dias ajudarem este blogue a crescer mais um bocadinho.

aniversario lolly taste 8 anos

Obrigada à Tânia de Carvalho a fotógrafa mais talentosa que tirou estas fotos lindas, não podia ter desejado outra pessoa para imortalizar esta festa. Obrigada a todos os que estiveram presentes – Miguel Oliveira, Susana Rodrigues, Soraia Rosa Coelho, Catarina Alves de Sousa, Joana Clara, Gonçalo Porfírio, Margarida Pestana, Andreia Moita, Filipa Maia e Filipa Ferreira. Obrigada à Fruut pelos snacks deliciosos que fizeram todas as nossas barrigas felizes. Obrigada a Sweet bit cake shop por ter criado o bolo vegan mais bonito e delicioso. Obrigada a mim por há 8 anos ter olhado para o computador e ter pensado: Porque não criar um blogue 🙂

aniversario lolly taste 8 anos

 

 

RELATED POSTS

3 Comments

  1. Responder

    LucieLu

    Abril 27, 2018

    Feliz Ano Novo! Que venham mais (X) anos. Os que como dizes te fizerem sentido.
    Que continues a permitir mudança, a inspirar e a fazer diferente! O mundo está cansado de bloggers wannabe.
    E concordo contigo, o melhor deste mundo virtual é mesmo as pessoas REAIS que nos traz.

    Um grande beijinho*
    Lu

    • Responder

      vânia duarte

      Abril 27, 2018

      muito muito obrigada querida Lúcia pelas tuas palavras <3 que seja um ano novo recheado de formigueiro nos dedos e muita vontade de escrever 🙂 um grande beijinho

  2. Responder

    Andreia Moita

    Maio 3, 2018

    Os blogues deviam todos ser um bocadinho mais como tu és. Verdadeiros, sinceros, simples, genuinos. Foste uma das pessoas que o meu blog me trouxe para ficar. Concordo a 200% quando dizes que o melhor dos blogues são as pessoas e aquilo que aprendemos e vivemos com elas. Obrigada.

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.