Páginas Salteadas: Panquecas de arroz e um batido de aveia energético

panquecas de arroz licenciei-me e agora catarina alves de sousa

Há lá coisa melhor, do que começar a última segunda-feira do mês com um Páginas Salteadas acompanhado de panquecas de arroz? Ainda por cima com o livro Licenciei-me e agora da minha querida Catarina Alves de Sousa.

Confesso-vos que já o li duas vezes.

A primeira mal o livro saiu, e a segunda no início de Janeiro. E das duas vezes a sensação foi exactamente a mesma, todas as pessoas em qualquer fase da sua vida deveriam ler este livro.

Sim, é verdade que o livro aponta para os recém licenciados e para os medos próprios de uma altura da vida em que existe uma grande incerteza entre terminar o curso, arranjar um trabalho dentro na nossa área e tornarmo-nos independentes, mas a verdade é que nunca existiu tanta rotatividade de empregos como nos dias de hoje e por isso temos de nos adaptar aos novos tempos.

Todos nós tivemos de escolher uma área e um curso há muitos anos atrás.

Uns escolhem baseado no que acham que amam fazer, outros escolhem baseado na empregabilidade e outros escolhem somente porque têm de escolher no entanto são muitas as pessoas que quando se vêm nos cursos acabam por perceber que não era bem aquilo e outras tantas percebem isto quando começam mesmo a trabalhar.

Para além disso, são poucas as pessoas que mantém os mesmos gostos a vida toda, o que acaba por ser normal. Crescemos, vamos experienciando coisas novas, temos acesso a novas informações que não tínhamos no passado e quando damos por nós afinal aquela área que seguimos já não nos satisfaz. Então o que devemos fazer? Atirar tudo para o ar e despedirmo-nos assim do nada? Ou investir nos nossos novos interesses para criar uma nova carreira?

Sugestão
Páginas Salteadas: Bolo de iogurte que cheira a memórias de infância

Eu acredito nesta segunda parte. Acho que é normal passarmos a ter interesse por outras coisas, acredito que é possível mudar de carreira para algo completamente diferente, e para isso há que fazê-lo com perfeita consciência.

Outra coisa que o livro da Catarina aborda e muito bem é o só querer trabalhar na área para a qual se estudou. Um erro que muita gente comete por achar que merece mais do que as coisas que lhe vão aparecendo e vai ficando anos e anos à procura de trabalho, criando um buraco no currículo entre o tempo que se termina o curso e o tempo que efectivamente se começa a trabalhar. Tempos estes que os empregadores reparam, isso vos garanto.

licenciei-me e agora de catarina alves de sousa

Ao longo da minha vida já fiz várias coisas.

Trabalhei como caixa num supermercado para comprar um computador. Trabalhei como repositora num grande hipermercado durante 1 ano e meio enquanto não arranjava trabalho na minha área. E enquanto estudava à noite, fui secretária / designer para pagar o meu curso de web design. E isto é provavelmente das maiores lições que o livro da Catarina nos dá. Trabalho é trabalho e não tens de desistir o te sonho porque agarras outra oportunidade que te permite ter dinheiro, para quem sabe investires noutra formação que te possa dar ainda mais bagagem para o teu trabalho de sonho.

Porque independentemente de teres um trabalho, podes continuar a apontar para outro se é isso que realmente queres. E no livro Licenciei-me e agora tens muitas ferramentas para conseguires melhorar o teu perfil profissional.

Portanto quando tive que criar uma receita para representar este livro, só me fez sentido trazer-vos um super pequeno-almoço.

Porque procurar trabalho é uma tarefa árdua e que consome bastante energia e por isso é necessário que comeces o dia com muita energia renovada e o corpo bem nutrido. Assim sendo trouxe-te duas sugestões que podes comer juntas ou separadas. Muitas vezes quando não me sinto cheia de fome, este batido super poderoso acaba por ser o meu pequeno-almoço e garanto-te que me sacia durante horas. E ainda uma receita incrível e deliciosa de panquecas de arroz.

Sugestão
Panquecas de coco, aveia e banana acompanhadas de romã

panquecas de arroz e batido de aveia

Panquecas de arroz

50gr de farinha de arroz
2 ovos
Leite vegetal a gosto
1 colher de sopa de canela

  • Mistura todos os ingredientes numa liquidificadora até ficar uma massa consistente. Depois coloca na frigideira e quando a massa começar a fazer bolhas, está na hora de virar. Quando as panquecas de arroz estiverem prontas é só colocares o topping que mais gostas. No meu caso, escolhi um pouco de xarope de tâmaras e coco ralado.

Batido de aveia energético

50 gr de aveia
1 banana
150 ml de leite vegetal – usei de amêndoa
1 colher de sopa de canela

  • Coloca todos os ingredientes na liquidificadora e mistura tudo até obteres um batido. Se vires que está muito espesso coloca um pouco mais de leite. Por fim se gostares podes colocar um pouco mais de canela por cima. Como disse mais acima este batido é super saciante, por isso num dia em que estejas com mais pressa ou queres algo mais leve é um óptimo pequeno-almoço. Escolho esta opção muitas vezes.

Espero que tenham gostado da minha sugestão de panquecas de arroz. E do delicioso batido de aveia. Comprem o “Licenciei-me e Agora” caso precisem de uma ajuda para vos guiar no mundo de trabalho e aproveitem para ver as sugestões que as minhas parceiras trouxeram este mês.

Vejam também algumas das minhas receitas passadas

RELATED POSTS

8 Comments

  1. Responder

    Mariana Monteiro

    Fevereiro 27, 2018

    O livro da Catarina foi das minhas leituras favoritas do ano passado. Muito completo e próximo da realidade que é tão comum entre as pessoas da nossa faixa etária 😀
    Com certeza que vou experimentar as tuas sugestões. Têm um aspecto delicioso!

    Beijinho*

    • Responder

      vânia duarte

      Fevereiro 28, 2018

      também adorei, está mesmo bem escrito 🙂 Experimenta sim querida Mariana são deliciosas 🙂

  2. Responder

    Vitória

    Março 5, 2018

    HMMMM, deu uma vontade de comer essas panquecas, suas fotos estão lindas. Amei, beijos!

    • Responder

      vânia duarte

      Março 7, 2018

      são deliciosas estas panquecas, experimenta 🙂

  3. Responder

    Maria Araújo

    Abril 8, 2018

    Estou a adorar este blog, que já o incluí nos meus favoritos

    • Responder

      vânia duarte

      Abril 9, 2018

      muito obrigada querida Maria 🙂

  4. Responder

    Lisete Oliveira

    Junho 23, 2018

    Testado e aprovado! Um pequeno almoço como eu gosto 😀
    O batido é assim uma coisa deliciosa. Simplemente fiquei deleciada! 😀
    As panquecas ficaram com uma textura suave e leve.
    Obrigada pelas sugestões e de certeza que vou repetir mais vezes! 🙂
    beijinhos

  5. Responder

    Catarina (Joan of July)

    Junho 27, 2018

    Fiz estas panquecas hoje para o meu pequeno-almoço! Apetecia-me panquecas e vim directa ao teu blog ver as tuas receitas. Tinha farinha de arroz do Celeiro e nem hesitei. Ficaram com a consistência perfeita, adorei! Obrigada, Vânia. 😀 Como topping usei um bocadinho de doce de abóbora feito pela minha mãe e polvilhei com mais um bocadinho de canela. Abóbora e canela juntas são amor. 🙂

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.