5 razões para fazeres o Desafio um mês sem açúcar. Alinhas?

desafio um mês sem açúcar lolly taste

Hoje vou lançar-te o desafio de estares um mês sem açúcar. Embarcas comigo? Abaixo vou explicar-te detalhadamente em que consiste, como o fazer e a razão de eu ter decidido fazê-lo.

Ora se já viste o meu Happiness Project – ontem fiz review aqui no blogue de como correu o mês de Janeiro – deves ter reparado que um dos objectivos para este mês é voltar a fazer o desafio 30 dias sem açúcar. E porque é que digo voltar? Porque eu já o fiz em 2015, quando me estava a preparar para uma prova de obstáculos, a Survivors Run que partilhei neste post. 

Na altura, eu tinha regressado das minhas férias incríveis pela Tailândia e o Cambodja durante o mês de Dezembro. Tinha sido um mês maravilhoso, mas com nenhum exercício e sem grande cuidado com a alimentação. Quando regressei, para além de estar obviamente em baixo de forma, estava com um ligeiro aumento de peso. E foi exactamente nesta altura que uma amiga me convidou para participar nesta prova.

Como sempre achei piada a estas provas disse que sim.

E durante todo o mês de Janeiro estive super focada. Treinava regularmente, tive um plano alimentar especial passado pela minha dietista na altura e decidi estar um mês sem açúcar. O resultado de todas estas abordagens conjuntas foi um aumento de energia brutal. Uma excelente qualificação na prova, sendo que eu nunca tinha corrido 10km antes. E sim, perdi algum peso.

Ora a verdade é que estar um mês sem açúcar é um grande desafio.

Porque a verdade é que tudo tem açúcar – inclusive a fruta que eu não deixei de comer. E este desafio, ajuda-nos a estar mais conscientes dos rótulos. E a procurar comer de forma mais natural possível, algo que eu quero cada vez mais para a minha vida. Portanto, quando estava a fazer o meu Happiness Project, lembrei-me do quão bem me senti em 2015 ao estar um mês sem açúcar e decidi que iria querer fazer duas vezes este ano. Uma em Fevereiro e outra em Novembro.

Eu sei que pela lógica, seria previsível fazê-lo em Janeiro logo a seguir ao Natal. Mas quis o destino que fizesse este desafio em Fevereiro e na realidade estou contente, porque Janeiro foi um mês onde estive doente algumas vezes. Onde tomei bastante medicação e onde acabei por intoxicar bastante o meu corpo.  Por isso quero limpar o meu organismo ao máximo durante Fevereiro. E este desafio de um mês sem açúcar também vai ajudar.

E em que é que consiste este desafio de um mês sem açúcar?

Basicamente durante um mês, não vais consumir nenhum tipo de açúcar refinado. Nem substitutos como mel, agave, adoçantes, geleias, xaropes de arroz, tâmaras e outros. Se quiseres ir mesmo a fundo podes cortar também a fruta que contém frutose. Em 2015 eu não cortei e desta vez também não irei cortar, vou somente reduzir de 3 frutas por dia para 1.

E porque é que decidi desafiar-vos? Porque fazer isto com companhia é mais fácil. E porque se o escrever aqui para todos lerem, acaba por ser um compromisso. É óbvio que eu posso quebrar e não dizer nada. Mas vocês sabem que uma das coisas que mais procuro passar aqui no Lolly Taste é honestidade, portanto se eu falhar no desafio vocês vão saber. Mas como a minha intenção não é falhar e é acima de tudo inspirar-vos a estar um mês sem açúcar, decidi trazer-vos 5 razões para abraçarem este desafio hoje mesmo.

1 – Vais notar um aumento de energia gigante

Mas primeiro vais ficar de ressaca. Sim é mesmo verdade. Há pessoas mais sensíveis do que outras mas no geral os primeiros dias sem açúcar costumam ser mais chatos. O açúcar é aditivo e ao cortares é normal que o teu corpo se ressinta e que durante alguns dias – poucos – até sintas uma ligeira preguiça ou dores de cabeça. Mas garanto que isto passa e depois é só absolutamente espectacular. Lembro-me que na altura da preparação para a prova, tinha treinos bastante intensos e sentia-me incrivelmente bem.

2 – Os teus cravings vão diminuir bastante

Se sofres de fome emocional, cortar com o açúcar é uma excelente forma de controlares as tuas compulsões. No meu caso as compulsões sempre me levaram a comer doces. E quanto mais comia mais queria, era uma verdadeira adição e eu tinha muita dificuldade em conseguir controlar-me. A verdade é que quando não consegues ter um doce em casa, porque o devoras em 30 segundos estás a comer de forma muito emocional. Isso tem muitas razões por trás, mas uma delas é efectivamente o vício que o açúcar tem. Ao limpares o excesso de açúcar do teu organismo ajudas a que as tuas impulsões fiquem mais controladas e quem sabe não encontras aqui, o primeiro passo para a cura das tuas compulsões alimentares.

3 – Vais começar a dormir muito melhor

Esta foi das coisas que mais notei, quando fiz o desafio um mês sem açúcar em 2015. O meu sono melhorou muito. Não que eu tenha dificuldades para dormir. Felizmente adormeço bastante bem e durmo as horas suficientes, mas lembro-me de sentir que os meus sonos eram mais tranquilos e profundos. E de acordar mesmo com aquela sensação de leveza. Se costumas sofrer de insónias, sem dúvida que vais sentir uma grande diferença ao fazeres este desafio.

4 – Intestinos a funcionar a todo o vapor

Este é de facto um dos meus maiores problemas. Eu tenho muita prisão de ventre e facilmente fico desregulada com qualquer coisa que como. E sem dúvida que o excesso de açúcar é das coisas que mais me provoca isto. Dezembro por exemplo foi um mês péssimo para mim, onde alternei entre diarreias muito fortes e prisão de ventre muito incomodativa. Eu sei que isto é um tema meio estranho de abordar, mas quero que saibas que no meu caso é mesmo verdade, o açúcar em excesso é a principal causa do meu mal estar intestinal. Por isso quando eu ando mais regrada com este assunto, consigo evacuar todos os dias 1 vez por dia. Acredita que isto para mim é um feito.

Quando estive um mês sem açúcar em 2015 isto foi das coisas que mais me marcou. Por isso se sofres do mesmo mal tens aqui uma boa forma de tornares os teus intestinos mais saudáveis.

5 – É provável que percas peso sim

Deixei esta para o fim, porque na realidade até pode não acontecer nada disto. E a verdade é que perder peso é muito mais do que deixar de comer açúcar. É toda uma reeducação alimentar e mental que tens de fazer e que não vem com prazo de um mês. Mas sim para toda a vida. É óbvio que se durante um mês andares ali certinha, sem comer açúcar, treinares regularmente e a comeres de forma consciente és capaz de notar mudanças na balança. Mas da mesma forma que isto acontece, se terminares o mês e voltares aos teus hábitos antigos o corpo também recupera facilmente. Portanto se é um objectivo para ti perderes peso, aproveita este desafio para mudares os teus hábitos alimentares e encontrares o equilíbrio.

No início de Março venho cá fazer a review de como correu este desafio. E espero contar contigo para um Fevereiro menos açucarado e muito saudável. Alinhas?

RELATED POSTS

4 Comments

  1. Responder

    Ana Beatriz Pereira Martins

    Fevereiro 1, 2018

    Por acaso passo um pouco ao lado dos açúcares!!

    Beijinhos ♥

  2. Responder

    adriana

    Fevereiro 2, 2018

    🙂 também estava nos meus planos! estou contigo! 😀

  3. Responder

    Vitória

    Fevereiro 5, 2018

    Já fiquei 21 dias ou 15, não lembro exatamente. Mas não dá para negar o quão bem isso faz para nós. Também quero participar. Amo o teu blog. Beijos

    • Responder

      vânia duarte

      Fevereiro 14, 2018

      que bom vitória 🙂 depois diz-me como correu 🙂

LEAVE A COMMENT