Happiness Project 2018 – Vamos a isso?

happiness project 2018 vania duarte lolly taste blog

Com 2018 acabadinho de chegar, venho-te falar sobre o Happiness Project. Já conheces?

Ouvi falar dele pela primeira vez através da maravilhosa Cláudia Fonseca do Officinalis e do seu incrível podcast, que já se tornou presença obrigatória na minha vida todas as segundas-feiras. E foi neste podcast e neste também  que a Cláudia explicou o que era isto de criar um Happiness Project para o novo ano. E os meus olhos e ouvidos brilharam com a ideia.

Eu adoro resoluções. Adoro criar metas e objectivos para os anos que entram. E mesmo que não as consiga concretizar todas, acho muito importante ter este hábito de criar novas ambições. É verdade que durante mais de metade da minha vida as minhas resoluções passaram por querer emagrecer. Ser muito fit e alcançar a melhor forma física de sempre. O engraçado, é que foi exactamente, quando deixei de ter estas coisas como desejo, que alcancei a minha maior fase de equilíbrio. E o ano passado pela primeira vez, não pedi para emagrecer, tal como te expliquei neste post. 

Ora em Novembro, a Cláudia falou do Happiness Project.

Um conceito criado pela Gretchen Rubin onde ela defende que é possível ser efectivamente feliz sem fazer grandes mudanças na nossa vida. E eu quando ouvi isto, decidi que tinha de criar o meu projecto. Porque a verdade é que todos os dias vemos pessoas a fazerem mudanças de vida épicas. A deixarem empregos. A criarem projectos espectaculares e a saberem o que querem efectivamente da vida. E parece que quem não quer fazer estas mudanças é preguiçoso. Não tem sonhos. Ou é comodista. Parece que hoje em dia quem não se despede não é merecedor de andar aqui na Terra.

Sugestão
Como correu o meu Happiness Project em Janeiro?

E isto aplica-se também a perdas de peso. Ou a alcançar um corpo espectacular. Hoje em dia há uma pressão tão grande para se ser fit/magro que quem não consegue, sente-se fraco.  Na realidade eu tenho um artigo preparado só sobre este tema e que vai sair em breve.

Portanto eu sabia que tinha de criar o meu Happiness Project.

A Cláudia criou um grupo espectacular no Facebook, onde podemos não só ter acesso ao livro da Gretchen em pdf, como ir partilhando o nosso Happiness Project por lá. O meu ficou pronto no dia 29 de Dezembro. Aliás comecei e acabei nesse dia. Aproveitei as férias na última semana de Dezembro, para colocar algumas pendências em ordem. E o Happiness Project era uma delas. Nunca achei que iria ser complicado, porque na realidade eu já sou efectivamente feliz, mas sabia que precisava de ter tempo, para me sentar com calma e pensar tranquilamente em todas as áreas da minha vida que gostaria de melhorar.

E consegui criar um Happiness Project que me deixa muito feliz.

Acabei por usar a #porum2018maisconsciente, que já tinha partilhado no final de 2017, como base para criar todo o meu Happiness Project. Dividi por meses as áreas que gostava de melhorar e estipulei objectivos. É óbvio que não me vou ficar presa e se houver meses em que não dê para cumprir a totalidade é OK. Da mesma forma que se houverem meses em que me apeteça fazer mais alguma coisa extra também é OK. Aliás eu tinha definido que ia fazer um desafio de 30 dias sem açúcar em Fevereiro e Novembro. Entretanto a Claudia desafiou-me a fazer com ela em Setembro. Por isso vou manter os meses que defini como importantes para mim e vou fazer também em Setembro.

Sugestão
Como correu o meu Happiness Project em Janeiro?

O bom do Happiness Project é que te ajuda a ter metas e a escrevê-las.

E eu acho isto muito importante. Porque a maioria das pessoas pede 12 desejos à meia noite de dia 1, e passado uns meses já não se lembra de nada. Quando escrevemos algo acabamos por tornar as coisas mais reais. e quando partilhamos em público acaba por ser uma forma mais séria de compromisso. E é exactamente por isso que eu adoro a ideia da Cláudia ter criado um grupo.

Ora no meu Happiness Project eu criei o meu mantra para todo o ano como já vos disse acima. E depois foi só pensar, que coisas eu queria melhorar e dividi-las por meses. Por fim criei alguns mandamentos para todo o ano. E escrevi os segredos que a idade adulta me ensinou – confesso que esta parte foi das minhas favoritas. Como o meu Happiness Project ficou um pouco extenso, deixo aqui o link do meu projecto-felicidade-vania-duarte-2018 caso queiram fazer o download para verem como fiz e tirarem ideias. Abaixo deixo algumas imagens do que criei.

happiness-project-lolly-taste

happiness-project-lolly-taste-blogue.png

happiness-project-lolly-tasteblog

 

 

Para me comprometer ainda mais e para ser mais fácil ir medindo o meu progresso.

Vou fazer uma review do que consegui cumprir e do que não consegui, sempre que o final do mês chegar. Acho que é uma boa forma de não deixar este projecto morrer. E de vos mostrar de forma realista como as coisas estão a acontecer.

E para quem está a pensar que hoje já é dia 2 e que devia ter feito isto mais cedo, troquem já esse pensamento por: Hoje ainda só é dia 2 de Janeiro. Tenho mais 363 dias para criar um Happiness Project para a minha vida. Depois de mudares o pensamento, desliga as redes sociais um bocadinho. Senta-te confortavelmente e começa a escrever. Vais ver que no final não te vais arrepender do tempo que investiste em ti. Bom ano 🙂

RELATED POSTS

10 Comments

  1. Responder

    Joana Sousa

    Janeiro 2, 2018

    E eu que até não gosto de resoluções dou por mim a pensar fazer isto porque tu me deste a volta 🙂 gosto tanto da forma inspirada mas descomplicada e sem folhinhos com que falas destas coisas. Obrigada pela partilha!

    Jiji

    • Responder

      vânia duarte

      Janeiro 2, 2018

      Oh <3 Tu mais uma vez a deixares-me corada 🙂 Faz querida Joana é super giro para traçar metas e acima de tudo para percebermos que não precisamos de grandes mudanças na vida para sermos realmente felizes 🙂 beijo grande

    • Responder

      Andreia Pinto

      Janeiro 10, 2018

      Bom dia :):) Comecei o dia a descobrir este blogue. Tanta e tanta coisa a bater certo. Obrigadaaaaaaaaaaaaaa. Adorei este projeto de felicidade e decidi que vou construir o meu. Faz mesmo tanto sentido. Até já

      • Responder

        vânia duarte

        Janeiro 10, 2018

        Oh Andreia fico tão feliz por teres gostado do Lolly Taste 🙂 Sê muito bem vinda e vai dando novidades sobre o teu projecto Felicidade 🙂 beijinho

  2. Responder

    Carolina Franco

    Janeiro 2, 2018

    É um ótimo projeto de facto! Gosto imenso de cumprir objetivos e tenho-os escritos também. Com calma, vamos lá. Beijinhos

    • Responder

      vânia duarte

      Janeiro 3, 2018

      é óptimo, faz-nos pensar calmamente nas coisas. Experimenta fazer 🙂 beijinhos <3

  3. Responder

    Anabela Costa

    Janeiro 3, 2018

    Adorei o projecto Vânia!!! Parabéns 🙂 o teu blogue sem dúvida é uma lufada de ar fresco ❤👌
    Beijinhos grandes😘

    • Responder

      vânia duarte

      Janeiro 3, 2018

      querida Anabela obrigada pelo teu carinho <3 um grande beijinho

  4. Responder

    Olívia

    Janeiro 3, 2018

    Acho que é uma óptima ideia. Um dos meus planos para este ano é poupar mais, também.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    • Responder

      vânia duarte

      Janeiro 3, 2018

      óptimo objectivo Olivia 🙂 beijinhos e bom ano 🙂

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.