Como correu o meu Happiness Project em Janeiro?

happiness project em janeiro lolly taste blog

E este último dia do mês, chega aqui ao blogue com o olhar atento sobre o progresso do meu Happiness Project em Janeiro. A verdade é que nunca fui grande fã de Janeiro. Acho-o um mês demasiado longo e normalmente meio deprimente. Acima de tudo porque se segue a Dezembro, um mês que eu adoro e vivo ao máximo.

Mas este Janeiro está realmente a ser diferente e mais positivo. Começou por trazer consigo uma notícia que me deixou absolutamente em êxtase e muito orgulhosa. Ainda não posso contar, mas prometo que em breve vou revelar o que é. Trouxe também o planeamento das viagens para 2018 e caramba se este não vai ser um ano absolutamente em grande neste campo. E acima de tudo trouxe o Happiness Project para a minha vida. Que passou do papel para a vida real logo no início do mês.

Ora eu partilhei com vocês os meus objectivos para este ano no post abaixo:

Dei-vos a conhecer o meu mantra para este ano #porum2018maisconsciente. Todos os objectivos mensais que gostava de alcançar e ainda aqueles que iria colocar em prática durante o ano todo. E a verdade é que mais do que ter adorado escrever o meu Happiness Project, estou realmente a adorar riscar objectivos da lista. E sentir que estou efectivamente a conseguir fazer mais do que estava à espera. Acima de tudo o que eu sinto é que ao ter definido as minhas intenções para este ano estou mais focada naquilo que realmente quero. Porque está escrito e não ficou perdido numa qualquer resolução de meia noite.

É óbvio que eu tenho plena consciência que vão haver meses em que provavelmente não irei conseguir fazer metade das coisas. Ou quem sabe até nenhuma. E estou OK com isso, porque imprevistos fazem parte. E para além disso podem haver meses em que simplesmente não me apeteça fazer nada do que defini. E vejo-o como uma coisa natural. A verdade é que o Happiness Project acaba por ser um guia para percebermos que não são precisas grandes mudanças para ser feliz. E isso inclui não deixar que o stress nos afecte sempre que não consigamos cumprir aquilo que tínhamos estipulado.

O melhor a fazer aqui é respirar fundo, olhar para os objectivos e ver se ainda nos fazem sentido. Se fizerem é uma questão de reprogramar. Se não fizerem é seguir em frente. Viver uma vida menos stressante, devia ser o ponto número 1 de todos os Happiness Project 🙂

Assim sendo, uma das coisas que eu disse que iria fazer, seria um review mensal. E por isso este post é sobre como correu o meu Happiness Project em Janeiro. Acima de tudo esta é uma forma de eu própria me monitorizar. E de vos motivar a começar o vosso, caso não o tenham feito. Porque sim meus caros e caras, mesmo que o mês de Janeiro esteja a terminar, vocês estão sempre a tempo de começar a criar mudança na vossa vida. Basta querer.

Vamos então ao resumo do meu Happiness Project em Janeiro?

1 – Aumentar a minha poupança mensal.

Conseguido. Este mês consegui colocar um pouco mais de dinheiro de lado já a pensar na viagem de Março. Não fui aos Saldos, porque não preciso de nada neste momento e terminei o mês bastante confortável a nível de dinheiro. Quero manter este objectivo de mais poupança mensal todos os meses.  Tenho um número na minha cabeça até ao final do ano que quero atingir.

2 – Deixar de ir para o trabalho pela auto-estrada. Sair mais cedo de casa e poupar o dinheiro das portagens.

Grande check para mim nesta. Garanto-vos que estou mega orgulhosa de ter conseguido cumprir durante todo o mês este objectivo. E espero mesmo que se mantenha durante todo o ano. A verdade é que eu moro muito perto do meu trabalho – 10 minutos de carro pela auto estrada, 15/20 minutos por outro caminho. E apesar do caminho pela auto estrada ser um pouco mais rápido, sempre achei que o preço cobrado pelo percurso que faço é demasiado alto e durante muito tempo fui bem comportada e ia pelo outro caminho. O problema é que nos últimos meses dei por mim a procrastinar em casa.

Terminava o treino, vinha para casa e ficava ali a engonhar. E isso acaba por se reflectir em mim a sair de casa à pressa e ter de optar pelo caminho mais rápido e pago. Ora desde o início do ano que me tenho esforçado nisto e a verdade é que rendeu uma poupança de 22.80€ este mês. Pode parecer pouco, mas não só é bastante para um percurso muito pequeno, como este valor multiplicado pelo ano todo dá para pagar o bilhete para uma escapadinha pela Europa. Portanto é para continuar.

3 – Dedicar-me a uma divisão da casa por semana, destralhar.

100% cumprido e sem dúvida que foi graças ao Happiness Project que isto aconteceu. Porque eu já falava em destralhar há imenso tempo. Mas os dias vão passando e ou não temos vontade ou vamo-nos esquecendo. Ora ter estipulado que dividia a coisa desta forma durante o mês de Janeiro, ajudou-me a não sentir tanta pressão para arrumar mil coisas. Como tê-lo feito logo no início do ano, me deixa mesmo com a sensação de assunto arrumado.

Deitei muita coisa fora e doei outras coisas, como um puff, mesa de centro, uma impressora e imensa loiça que tinha na cozinha nova e que nunca iria usar.

4 – Fazer uma limpeza ao armário, doar roupa e sapatos que já não uso e limpar o email.

Mais um objectivo totalmente cumprido e este deixou-me de boca aberta. Porque enchi 3 sacos do Ikea com roupa e sapatos. E ainda fiquei com bastantes coisas para vestir e para calçar. Fazer este exercício de limpar o armário, fez-me perceber o excesso de coisas que nós temos e deixou-me bastante incomodada.

O ano passado estive 6 meses sem comprar nada do género, mas de qualquer forma perceber que consegui dar tanta coisa e mesmo assim manter-me bem vestida e calçada dá que pensar. A verdade é que consumimos mais do que precisamos simplesmente porque sim. Antigamente ainda vendia algumas coisas, mas desta vez decidi doar. Porque não tenho paciência para tirar fotos a tudo. E porque infelizmente há muita gente a precisar daquilo que já não queremos.

Quanto à limpeza do e-mail confesso que é algo que já costumo fazer todos os Janeiros. Mas este ano estou com vontade de levar isto pelo ano todo. Porque quanto mais limpo, mais emails da treta recebo e quero reduzir ao máximo o lixo digital.

5 – Acordar e não mexer no telemóvel nos primeiros 30 minutos.

BIG YES para esta. Toca a lançar fogo de artificio, porque garanto-vos que isto é dos maiores feitos. E se querem saber eu estava com sérias dúvidas que ia conseguir. Mas consegui e estou mesmo orgulhosa de mim. Há muito tempo que pensava sobre o impacto que mexer logo no telemóvel após acordar poderia ter. A verdade é que depois de uma boa noite de sono, começar logo a bombardear o cérebro com contas de Instagram e notícias do Facebook não pode fazer bem. Por isso decidi parar com isto. O que é que eu sinto? Mais calma matinal e por isso esta também é para continuar.

E como é que eu consegui isto perguntam vocês?

Colocando em prática um dos objectivos que tinha definido para todo o ano que era, colocar pilhas no despertador. E deixar assim o telemóvel fora do quarto. Desta forma, não tenho a tentação de estar agarrada ao telemóvel antes de dormir nem mal acordo. Depois é só dar prioridade à minha rotina e ao meu eu, em vez de querer dar prioridade à vida dos outros logo pela manhã.

Quanto aos objectivos que defini para todo o ano destaco:

O continuar a treinar na praia que este mês esteve abaixo dos 50% porque eu estive e ainda estou doente, mas conto regressar com força em Fevereiro. E o ler 1 livro por mês que superou muito as minhas expectativas e este mês consegui ler 4. Para além disso comecei o meu Jarro da Felicidade. E já conto com 30 papelinhos lá dentro – 1 por cada dia.

E agora vocês, como correu o vosso Happiness Project em Janeiro? Começaram com o pé direito ou não começaram de todo? Contem-me tudo e juntem-se ao grupo no Facebook. 

RELATED POSTS

6 Comments

  1. Responder

    Sofia Marques

    Janeiro 31, 2018

    Comecei com o pé direito. Não cumpri tudo mas fiz coisa que quando elaborei o plano não me lembrei e no fim achei um mês super produtivo 🙂 Estou preparadíssima para Fevereiro 🙂

    • Responder

      vânia duarte

      Janeiro 31, 2018

      obaaaa, adoro ver pessoas motivadas e a cumprirem o Happiness Project <3 venha de lá fevereiro então 🙂

  2. Responder

    Miguel Oliveira

    Janeiro 31, 2018

    Que inspiração boa que tu és! <3

    • Responder

      vânia duarte

      Janeiro 31, 2018

      obrigada 🙂

  3. Responder

    Andreia Moita

    Janeiro 31, 2018

    Adoro ver-te focada e feliz. 🙂
    Não fiz o hapiness project mas este ano irei definir as minhas metas por mês na minha agenda. Já o fiz com Janeiro e só não cumpri uma, mas que pode perfeitamente ser feita em Feveireiro. Também não quero ser demasiado rigida com isto nem pressionar-me a mim mesma.
    Também consegui poupar em Janeiro e também consegui ler bastante este mês. No entanto, ainda não consegui parar de ver as redes sociais ao acordar e é uma coisa que queria muito fazer. Mas que raio…porque existe esta atração logo de manhã?
    Continua a partilhar as tuas vitórias porque assim vamos todos ficando mais inspirados para cumprir as nossas metas e sair vitoriosos também! Beijinhos

  4. Responder

    Ana Beatriz Pereira Martins

    Janeiro 31, 2018

    A poupança é um grande objetivo!

    Beijinhos ♥

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.