Faltam 6 meses para o Verão e agora?

faltam 6 meses para o corpo de verão

Durante anos, estar fit no Verão, sempre foi um dos temas mais presentes nas minhas resoluções de ano novo. Durante anos prometi várias vezes que seria naquele ano que teria um corpo incrível, que seria a minha melhor versão e que teria o corpo mais fit de sempre. Prometi isto anos e anos seguidos e na realidade foram raras as vezes em que cheguei ao Verão feliz.

E é por isso que não quero que te assustes. Não quero que comeces já a pensar que estás uma baleia e que precisas de emagrecer tudo de uma vez. Primeiro porque ainda falta meio ano para o Verão. Consegues entender o que é possível fazer em meio ano? A mudança que é possível efectivamente criar nestes 182 dias? E depois, porque mais do que pensares em estar fit no Verão, o teu objectivo deveria ser, passar a ser mais saudável e equilibrada o ano inteiro. Para que daqui a um ano, não estejas exactamente com as mesmas angustias que estás neste exacto momento.

Lembras-te do que prometeste no dia 1 de Janeiro de 2018?

Já puseste em prática? Ou desististe quando percebeste que aquilo que prometeste dá trabalho. Que estar esperançosa de uma mudança, apesar de ajudar não chega. E que sim precisas de te mexer e acima de tudo, de te comprometer mesmo para alcançares os teus objectivos.

Se percebeste isto agora, com a “agravante”  de te ter dito que faltam 6 meses para o Verão, KEEP CALM. Respira e pensa que só passaram 10 dias do início do ano por isso estás mais do que a tempo de conseguir o que desejas mas sê realista para não te magoares depois ok?

Vamos por partes, se estás em baixo de forma e se já não treinas há imenso tempo, não queiras começar a treinar que nem uma louca. Não faças mudanças bruscas na alimentação só porque as pessoas que segues nas redes comem determinada comida. E acima de tudo não comeces a fazer exercício contrariada. Porque a verdade é que uma mudança física e interior requer tempo. E se tu começas a querer tudo de uma vez, assim que houver alguma coisa que falhe, a tristeza apodera-se de ti e dás por ti a render-te às compulsões.

Depois, define bem o que é para ti um corpo de Verão

Para mim, durante anos foi estar na minha melhor forma física de sempre. Ter uma barriga totalmente seca e lisa. Ter um rabo rijo e sem celulite. E acima de tudo estar muito definida para poder passear-me à vontade na praia. E por causa de viver em função deste objectivo, nunca fui efectivamente feliz no Verão. Nunca me senti à vontade na praia porque sempre achei que faltava algo mais.

Sempre achei que não estava no meu melhor, mesmo depois de dar tudo no treino e de me manter focada. Sempre acabei por viver mais em função do que não tinha conseguido em vez de me focar em desfrutar das maravilhas que é ter dia até tarde. Acordar com um sol incrível. Tomar banhos de mar. Petiscar sem pressas. Ter o cabelo a cheirar a mar. E a pele ligeiramente bronzeada pelo sol. Queres mais corpo de Verão do que este? Um corpo que respira praia e energia?

Se queres emagrecer, não o faças só para o Verão mas sim para sempre.

Não o faças só para que os outros te possam ver de bikini na praia, mas para tu teres orgulho em ti quando te olhas ao espelho. O ano todo. Mais do que um corpo de Verão, tens de te querer por inteiro e isto significa cuidares da tua saúde e do teu equilíbrio 365 dias por ano vezes para sempre, entendes?

Por isso esquece, os sumos detox que vão começar a surgir lá para Março e Abril. Esquece todas as promessas de produtos milagrosos e de dietas “incríveis” que só te vão fazer gastar rios de dinheiro e deixar-te com oscilações de peso gigantes. Não acredites em todas as imagens que vês na internet de antes e depois que surgem a promover medicamentos, porque na realidade muitas delas são roubadas de contas pessoais.

 

Sabes aquela velha história dos corpos de Verão se construírem no Inverno?

Acredita que é verdade. Porque no Verão apetece comer saladas é verdade, mas também apetece gelados, somersby fresquinha e petiscos até altas horas. E porque uma mudança consistente demora tempo. Por isso se queres mudar começa agora mas com pés e cabeça. Acredita no que te digo é possível tornares estes 6 meses, o início de uma grande mudança na tua vida. E mesmo que em Junho não tenhas alcançado o teu ideal, lembra-te que vais estar sempre mais perto do que estás hoje.

E isso já é motivo mais do que suficiente para te deixar orgulhosa. Escolhe uma modalidade que te apaixone, seja ginásio, crossfit, treino outdoor, yoga ou outra coisa qualquer e vai com tudo. Começa a treinar com calma. Procura ajuda nutricional, para saberes como podes começar esta mudança, sem ganhares medo da comida e sem catalogares os alimentos como bons ou maus.

Bebe muitos líquidos e acima de tudo tem paciência. Porque mais vale demorares um pouco mais do que teres resultados rápidos que desaparecem ainda mais rapidamente.

Por fim, traça metas realistas sim.

Atenção aos ideais. Tem os pés na terra por favor. Porque na maioria das vezes raramente nos sentimos satisfeitas. Infelizmente em 2016 aprendi isso da pior maneira e percebi que o que realmente importa é não nos deixarmos iludir com o que vemos tantas vezes nas redes sociais de corpos e vidas perfeitas ok?

Acima de tudo faz esta mudança por ti, sem medo de faltarem 6 meses para o Verão. Muda por ti e não stresses porque vendo as coisas de forma clara…

Ainda tens 182 dias até ao Verão e 355 até ao final do ano!

RELATED POSTS

4 Comments

  1. Responder

    Helena Mota

    Janeiro 11, 2018

    Querida Vânia! Adoro que tenhas esta postura de pés na terra mas sem nunca baixar os braços. É totalmente possível amarmos o nosso corpo e ainda assim querermos mehorá-lo em alguns aspectos (desde que estejamos a ser realistas!). E a tua descrição de corpo de Verão?!… opaaa deixou-me cheia de vontade de lá chegar rápido! Um grande beijinho!

    • Responder

      vânia duarte

      Janeiro 11, 2018

      Oh querida Helena és sempre tão doce. Sou uma cheia de sorte por te conhecer <3 Quanto ao corpo de Verão....bateu a saudade de mergulhos no mar e de cabelos salgados não é? um grandeeeeee beijnho

  2. Responder

    Maria Antunes

    Janeiro 12, 2018

    Ler as tuas partilhas tem-me ajudado muito a estar mais em paz com o meu corpo e com a comida. obrigada por tudo o que escreves.

    • Responder

      vânia duarte

      Janeiro 12, 2018

      fico muito muito feliz por ler isto querida Maria 🙂

LEAVE A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.