Workshop Mindful Eating: Made by Choices & Carolina Birr

workshop vegan mindful eating lolly taste

Estou muito em falta com a partilha do workshop de Mindful Eating da Made by Choices. Aconteceu há um mês mas com toda a loucura associada à organização do Blogging for a Cause e o pouco tempo para escrever aqui no blogue, o post sobre o workshop ficou em stand-by.

Mas decidi fazê-lo hoje. Porque acredito muito nas pessoas por trás deste workshop. E porque acredito acima de tudo que todos nós devemos encontrar o nosso caminho de paz e aceitação com a comida.

workshop-made-by-coices-lolly-taste-blog

Mindful Eating, um workshop absolutamente perfeito e tão rico.

Que aconteceu pelas mãos da minha Vânia Ribeiro do Made by Choices e da querida psicóloga Carolina Birr. E que procurou mostrar o impacto que a forma como comemos tem nas nossas próprias emoções. E na nossa vida.

Ora emoções e comida, há lá tema que encaixe melhor em mim? Eu que sempre tive uma relação muito complicada com o acto de comer? Que travei várias lutas durante anos com medo da comida. E que acima de tudo sempre vivi nos extremos de restringir muito ou cair em compulsão, vi aqui o workshop perfeito para continuar o trabalho interior que tenho vindo a desenvolver – com sucesso – na minha relação com a comida.

workshop-mindful-eating

Porque tal como eu vos digo várias vezes por aqui este é um caminho longo.

É um caminho que se faz de altos e baixos e está efectivamente nas nossas mãos, procurar ferramentas que nos possam ajudar a conseguir continuá-lo. Eu recebo regularmente alguns emails com desabafos de pessoas que se sentem perdidas nas compulsões e que procuram em mim uma resposta quase milagrosa para vencer as compulsões e as guerras que se travam com a comida.

Sugestão
Quando o teu vício se chama comida

Mas infelizmente não existe uma resposta milagrosa. Não existe um suplemento milagroso que se tome e que faça com que tudo pare. Não existe absolutamente nada instantâneo que te faça olhar para a comida de forma plena. Porque tal como já disse muitas vezes, mais do que um plano alimentar. Mais do que uma dieta espectacular passada por um super nutricionista, eu só comecei a fazer as pazes com a comida, quando me decidi curar interiormente. Quando decidi olhar de dentro para fora toda esta coisa dos excessos, das compensações, das compulsões. Quando deixei de me focar em ter somente um corpo bonito a qualquer custo e passei a focar-me em acalmar o medo que eu sempre tive de comer.

E  isto não se faz de um dia para o outro. Nem em um mês.

Eu estou há um ano e meio a trilhar este caminho. E já falhei. Já escorreguei algumas vezes. Mas olhei sempre para onde estava e para onde já estive e percebi finalmente que lá atrás eu era muito, mas muito mais infeliz do que sou hoje. E é exactamente a isto que me agarro quando os demónios tendem a aparecer. Porque sim eu também já vos disse que apesar de controladas e esporádicas eu ainda tenho compulsões às vezes.

workshop-vegan-lolly-taste-blog

Eu acredito que as coisas acontecem por alguma razão.

Sigo a Vânia há muito tempo. Foi o primeiro blogue vegan que comecei a seguir, ainda antes de deixar de comer carne. E quando digo que o livro dela é o melhor livro de culinária que tenho, não é por graxa mas porque é mesmo verdade. E acreditem que tenho muitos livros de culinária, incluindo vegans. A verdade é que o livro “As 5 cores da cozinha saudável”, para além de ser bonito, tem receitas muito fáceis de fazer fácil de fazer e que saem sempre bem. Por isso se ainda te falta uma prenda de natal tens aqui uma óptima sugestão.

Sugestão
Os 5 posts mais vistos em 2017

Ora eu sou sim uma super fã da Vânia. E há muito que queria ir aos workshops dela mas ainda não tinha conseguido. Até que estava em São Tomé – sim eu sei que estou em falta com os posts da viagem mas prometo que vão sair brevemente – com muito pouca net e uma dificuldade imensa em abrir e-mails. E vi que a Vânia ia lançar este mindful eating numa data que eu podia e decidi que tinha de ir.

E foi então há um mês que o Mindful Eating aconteceu.

workshop-carolina-birr-lolly-taste-blog

Na incrível casa da Carolina, recheado de mulheres com histórias e percursos diferentes, mas todas com o mesmo propósito: aprender a comer em consciência. Partilharam-se histórias e emoções. Eu abri o meu coração e contei sobre os 15 anos que vivi em guerra com a comida e comigo. Saboreámos com todos os sentidos uma maçã. Demorámo-nos neste nobre acto de comer. Demos-lhe o devido valor e respeito, algo que tantas vezes não fazemos no dia-a-dia. Aprendemos a respeitar a comida. Aprendemos que não a podemos temer e que criar uma guerra com ela é sair perdedor sempre.

workshop-vania-ribeiro-lolly-taste-blog

Afinal de contas precisamos de comer todos os dias.

E ninguém merece viver infeliz com o acto de comer. Acreditem…eu vivi 15 anos assim. E não é de todo bonito. Nem saudável.

Falámos de emoções. Do impacto que elas tem na forma como olhamos para a comida. E eu que durante anos vivi com Fome Emocional, acenei que sim a tudo o que a Carolina ia dizendo e explicando. Falámos também do quanto as cores influenciam os nossos sentimentos. Fizemos exercícios de desapego. Criámos intenções e cozinhámos.

Cozinhámos um almoço incrível, pensado ao pormenor pela Vânia

Sugestão
#eucorroeuposso (mas não quero)

workshop-compulsao-alimentar-lolly-taste

workshop-mindful-eating-lolly-taste-blog

Colocámos literalmente as mãos na comida.

Cortarmos. Cozemos. Amassámos. Sentimos texturas. Cheirámos cheiros incríveis. Provámos sabores intensos. E no fim todos à volta da mesa comemos com a boca, os olhos, o nariz, os olhos e o coração. Comemos com apego e amor. Comemos em silêncio. Cada um no seu retiro pessoal. Cada um com a sua intenção.

A minha a cada minuto que o workshop avançava foi-se tornando mais clara.

Estar em paz. Estar definitivamente em paz comigo, com a comida e com todas as obsessões que me dominaram durante muitos anos. E que independentemente de qualquer corpo seco e tonificado que algum dia possa ter querido ter – e que tive para logo depois ficar doente – nada, mas absolutamente nada é mais incrível do que olhar para a comida com paz.

workshop Mindful Eating Made by choices

E é por isso que agradeço muito à Vânia e à Carolina por terem criado o Workshop de Mindful Eating. Para que mais pessoas possam finalmente descobrir o incrível que é, comer em consciência. Sem medos.

 

fotografias de Joana Quintanilha

RELATED POSTS

2 Comments

  1. Responder

    Kéké

    Dezembro 12, 2017

    Adorei conhecer a Vânia, tem uma energia tão boa. E tu, oh tu, precisarei de dizer como foste das melhores pessoas que 2017 me trouxe?
    Um beijinho, minha Vânia <3

    • Responder

      vânia duarte

      Dezembro 12, 2017

      Sim a Vânia é mesmo mesmo incrível 🙂 Oh obrigada pelo carinho 🙂 beijo grande

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.