Granola de Laranja e Canela para o Natal

granola-vegan-lolly-taste

Adorava que pudessem ter sentido o cheiro da minha casa, quando fiz esta Granola. Sabem aquele cheiro maravilhoso que torna a casa ainda mais acolhedora? Foi exactamente isso que aconteceu quando esta Granola de Laranja e Canela saiu do forno.

Já há bastante tempo que faço Granola cá para casa. Continuo a comprar às vezes, mas cada vez mais procuro ser eu a fazer este tipo de coisas. Porque fica mais barato. Porque sou eu que escolho exactamente os ingredientes que quero. E porque deposito a minha energia naquele produto. E se nós somos exactamente o que comemos, isso aplica-se também à forma como cozinhamos. E ao amor que entregamos à comida – tal como este bolo de iogurte carregado de memórias de infância.

granola-laranja-canela-sem-gluten-lolly-taste

E foi exactamente de uma manhã chuvosa, em que acordei calmamente e sem pressas. Em que meditei – estou a fazer um desafio de 21 dias de meditação, que depois vou contar – que nasceu esta Granola absolutamente incrível. Crocante. Cheia de sabor. Doce mas não de forma excessiva. Perfeita para combinar com dias de Inverno. E cheia de espírito de Natal.

Foi a pensar no Natal que criei este Granola

Porque todos os anos gosto de oferecer a algumas pessoas, pequenos mimos feitos por mim. Acho cada vez mais, que nunca época de um consumismo tão excessivo, são estas coisas feitas à mão, em que realmente depositamos verdadeiro amor, que fazem a diferença. E a verdade é que eu desde pequena que gosto de criar coisas. Cortar, colar, experimentar materiais, sempre foi algo muito natural para mim.

E acho que foi exactamente por isto, que a minha mãe desde cedo me incentivou a explorar este meu lado mais criativo. Sempre me comprou imensas plasticinas. Lápis. Canetas. Cadernos de pintar – era viciada – barro e gesso. Ela costumava dizer que dava-me algo deste género para eu brincar e eu ficava horas naquilo.

Sugestão
Prove.me

granola-saudavel-vegan-laranja-canela-lolly-taste-blog

Mas a verdade é que acabamos por crescer, o tempo começa a escassear e dou muitas vezes por mim a perceber que há muitas coisas pelas quais sou apaixonada que fui deixando para trás. Fazer este tipo de presentes personalizados foi uma delas. E por isso decidi que agora no Natal, ia voltar aos DIY.

Assim sendo, fui para a cozinha, liguei a música e comecei a magicar esta Granola

Eu vou ser sincera. Raramente faço granolas iguais. Isto porque não costumo seguir receitas e não compro nada de propósito para as fazer. A verdade é que eu tenho sempre imensos produtos na despensa, que podem ser usados para criar uma granola – podes ver esta receita de barras de granola vegan super saborosa.  Portanto não vejo necessidade de comprar algo de propósito. E foi exactamente assim que nasceu esta Granola de Laranja e Canela. De um mix de coisas que eu tinha, algumas já a acabar e que juntas fizeram uma combinação incrível. Meti  as mãos à obra e voilá.

Quando ela saiu do forno não vos consigo explicar o cheiro da minha casa. Dava fome só de andar pelos corredores. Oh se não ficou perfeita esta granola. Ora como no dia a seguir ia ter um almoço, com amigos muito queridos e íamos fazer troca de prendas, percebi que aquele era o presente indicado para oferecer. Saboroso e totalmente feito com amor. Há lá melhor coisa do que isso?

granola-lolly-taste-blog

Coloquei a Granola num dos mil frascos que tenho cá por casa.

Usei uma fita que já tinha comprado há algum tempo na Tiger e criei o toque final. Uma etiqueta totalmente no espírito Natal, que desenhei, recortei e coloquei no frasco. E caramba se enquanto estava a cortar a etiqueta. Na janela da cozinha com a chuva lá fora não senti uma felicidade imensa. De ter feito uma granola tão boa. De ter decidido oferecê-la aos meus amigos. De ter voltado aos trabalhos manuais. Sabem… fala-se muito em fazer grandes mudanças na vida para se ser feliz e eu cada vez mais percebo, que já sou muito feliz, mas às vezes esqueço-me. E são estas pequenas coisas, que me relembram o quanto eu gosto de dar amor.

Sugestão
Páginas Salteadas: O Diário de Anne Frank e um Empadão de Legumes

E porque quero que também vocês possam deliciar-se com esta Granola de Laranja e Canela

Vou deixar a receita abaixo, e ainda um link para descarregarem com duas etiquetas para criarem os vossos presentes personalizados. E tornarem o Natal de quem mais gostam, ainda mais especial 🙂

granola-vegan-sem-gluten-lolly-taste

Receita Granola de Laranja e Canela

  • 1/2 cup de Xarope de Tâmaras (eu quis que esta granola fosse vegan e por isso usei este xarope, mas podem usar outro tipo de adoçante como mel)
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 laranja
  • 4 cups de aveia
  • 1 cup de millet puff
  • 1 cup de amêndoa laminada
  • 2 colheres de sopa de sementes de girassol
  • 3 colheres de sopa de sementes de papoila
  • 1 colher de sopa de essência de baunila
  • canela a gosto

Como fazer

  1. Começa por forrar 1 tabuleiro com papel vegetal e pré-aquece o forno a 160 graus.
  2. Numa tigela larga junta a aveia, o millet , a amêndoa, as sementes de girassol e de papoila e mistura tudo com as mãos.
  3. Coloca numa panela o xarope de tâmaras, o óleo de coco, o sumo e as raspas da laranja, a canela e a essência de baunilha. Leva a lume brando, só para que todos os ingredientes se juntem.
  4. Junta esta mistura aos ingredientes secos e junta tudo com as mãos. Garante que toda a mistura fica bem incorporada.
  5. Espalha uniformemente pelo tabuleiro. A mim deu-me para fazer dois tabuleiros, por isso não enchas em demasia o tabuleiro para que a granola possa dourar. Leva ao forno durante 10 minutos.
  6. Vai virando e assim que esteja dourada retira e deixa-a arrefecer.
  7. Depois coloca-a num frasco bonito. E usa as etiquetas que te deixo abaixo para criares a tua prenda de Natal.

Nota

Eu uso estes cups para as minhas receitas, acho-os muito práticos. Mas se não tiveres, podes converter neste link cups para gramas.

Sugestão
Páginas Salteadas - Pequeno-almoço Hygge para saborear sem pressa

Faz aqui o download das etiquetas de Natal

Espero que gostes e Feliz Natal.

RELATED POSTS

8 Comments

  1. Responder

    Rosarinho & Susana

    Dezembro 15, 2017

    Olá Vânia 🙂 Para começo de comentário, digo-te já que fui “roubar” a receita do bolo de iogurte para fazer este domingo 😉 Depois quero dar-te os parabéns pelo teu desafio de 21 dias de meditação. É fantástico, não é? Já faço meditação todos os dias pela manhã… entre 10 a 15 minutos… não é muito mas é o suficiente para me sentir bem e para a magia acontecer. Por último quero-te dizer que fiquei com água na boca! Esta tua granola está tentadora.
    Beijinhos e Feliz Natal!
    Rosarinho

    • Responder

      vânia duarte

      Dezembro 15, 2017

      Oh querida Rosério, espero mesmo que gostes do bolinho, depois diz-me o que achaste sim? Estou a adorar meditar de manhã. Quando não consigo logo de manhã medito antes de dormir e tem sido incrível 🙂 Quanto à granola tens de fazer é muito muito muito boa <3 beijinhos e bom natal

  2. Responder

    Andreia Moita

    Dezembro 15, 2017

    Adoro granola e ainda mais daquela eu mesma faço. Faço é sempre igual com frutos secos e aveia. Por isso esta ideia de incluir laranja está a parecer-me mega! Quero muito experimentar. Eu adoro as tuas receitas desde os muffins de cacau, já sabes! Quanto a oferecer coisas feitas por nós, concordo plenamente. Este natal não o fiz pela velha desculpa da falta de tempo mas há uns anos preparei umas bolachinhas que meti em frasquinhos assim mesmo desses bonitos que tu tens aí. Beijinhos 🙂

    • Responder

      vânia duarte

      Dezembro 15, 2017

      experimenta fica deliciosa e a casa com um cheirinho incrível 🙂 Ainda me lembro da primeira vez que disseste que tinhas feito uma receita minha e eu fiquei de boca aberta 🙂 um grande beijinho

  3. Responder

    Miss L

    Dezembro 16, 2017

    Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Já se sabe que o primeiro impacto é da fotografia, eu logo que vi disse “Que fofice!”.
    Aceito como prenda de Natal ahaahahah <3
    Beijokitaz

    • Responder

      vânia duarte

      Dezembro 17, 2017

      Oh 🙂 fico feliz que tenhas gostado. beijinhos

  4. Responder

    Miguel Oliveira

    Dezembro 18, 2017

    Granola tão mas tão boaaaaaa!

    Mais uma vez, parabéns 😉

    • Responder

      vânia duarte

      Dezembro 18, 2017

      obrigadaaaaaaaaaaa

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.