Bolachas de dióspiro, limão e raspas de chocolate

bolachas de diospiro, limão e raspas de chocolate

E a última sexta-feira antes do Natal, chega ao blogue com uma deliciosa e improvável receita de Bolachas de dióspiro e limão. E porque é que lhe chamo improvável? Porque eu não gosto de dióspiro.

Ou melhor não gostei durante muitos anos, até que recentemente provei os dióspiros de roer e fiquei muito surpreendida com o sabor delicioso e bastante doce. Depois disso passei comprar regularmente esta fruta, até porque é a época dela e não há nada melhor para o nosso corpo – e carteira –  do que consumir produtos da época.

bolachas de diospiro, limão e raspas de chocolate

Ora o que sempre me fez confusão no dióspiro era ele ser mole. Eu não gosto de comer nenhum tipo de fruta muito madura por isso sempre descartei o dióspiro porque não conhecia a versão de roer. Até que no fim de semana passado comecei a olhar para a minha despensa à procura de ingredientes para fazer umas bolachas para oferecer no Natal. Como já vos disse eu gosto de fazer pequenos mimos para oferecer à minha família. Partilhei com vocês a semana passada a minha Granola de Laranja e Canela que a Mariana do blogue It’s Ok já experimentou e aprovou, e decidi que ia fazer bolachas, porque tinha tudo o que precisava, mas faltava-me o ingrediente principal. Fui ao frigorífico e dei de caras com 4 dióspiros moles que me tinham dado para oferecer à minha mãe e pensei:

bolachas de diospiro, limão e raspas de chocolate

Porque não, fazer umas Bolachas de dióspiro?

A verdade é que é uma fruta bastante doce por isso nem deveria precisar de grandes adoçantes extra, e por isso decidi arriscar. Confesso que estava com medo, porque lá em casa, só eu é que como os dióspiros de roer, mas como isto da culinária consegue-se por tentativa e erro, avancei. Misturei os ingredientes que tinha à mão em casa, reduzi o dióspiro a polpa e quando o coloquei na massa e provei os meus olhos até arregalaram. Estava absolutamente incrível, juro-vos. Estava tão bom que dei por mim a ter de me controlar para não comer a massa às colheres.

Sugestão
A perfeição de um ecrã e um delicioso Bolo de Laranja visualmente imperfeito

Entretanto tinha comentado com o namorado que ia juntar laranja. E foi ele que sugeriu as raspas de limão para ser diferente, pois já tinha usado laranja na granola. E sim amigos e amigas, as raspas de limão ficaram aqui incrivelmente bem. Isso e as raspas de chocolate que juntei, antes de meter as bolachas de dióspiro no forno.

bolachas de diospiro, limão e raspas de chocolate

E o resultado destas Bolachas de dióspiro, foi tão bom que desapareceram.

Pois é, não há como negar, ficaram incrivelmente boas e não chegaram a segunda-feira. Porque lá em casa alguém tratou de as devorar. É bom sinal claro está, significa que estavam deliciosas e que vou ter de fazer mais, afinal de contas a ideia era oferecer algumas. Por isso, se estás a pensar oferecer um miminho personalizado a quem mais amas, experimenta esta receita. É simples e rápida de fazer. Coloca-as num frasco ou numa caixa e podes até fazer download das etiquetas que criei para ti aqui . Tenho a certeza que quem receber este presente vai ficar de coração cheio e estômago muito satisfeito.

bolachas de diospiro, limão e raspas de chocolate

Receita Bolachas de Dióspiro,  limão e raspas chocolate

Ingredientes

  • 2 dióspiros moles
  • 2 cups de farinha de aveia (usei sem glúten)
  • 1/2 cup de xarope de tâmara (podes usar o adoçante que quiseres)
  • 1/2 cup de óleo de coco
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de noz moscada
  • raspas de 1 limão
  • raspas de 2 quadrados de chocolate preto

Como fazer

  1. Começa por forrar 1 tabuleiro com papel vegetal e pré-aquece o forno a 180 graus.
  2. Tritura os dióspiros até obteres uma polpa.
  3. Numa tigela larga junta o óleo de coco, o xarope de tâmaras e o ovo. Bate tudo. Depois junta a polpa dos dióspiros e volta a bater.
  4. Adiciona de seguida a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e noz moscada. Bate novamente. Nesta altura a massa vai começar a ficar bastante consistente. Junta-lhe de seguida as raspas de limão e bate ligeiramente só para misturar com a massa.
  5. Retira com as mãos pequenas porções da massa, forma bolinhas e coloca no tabuleiro. Depois esmaga até obteres um formato mais redondo. A ideia não é ficarem perfeitas e não precisas de as separar muito porque elas não crescem.
  6. Depois de todas colocadas no tabuleiro, espalha com uma colher por cima da massa algumas raspas de chocolate.
  7. Leva ao forno entre 12 a 15 minutos ou até estarem douradinhas. Depois baixa a temperatura para 140 graus e cozinha durante mais 5 minutos.
  8. Retira do forno, deixa arrefecer e bom apetite
Sugestão
Páginas Salteadas: Salame de chocolate Vegan e muito Feliz

Nota

Eu uso estes cups para as minhas receitas, acho-os muito práticos. Mas se não tiveres, podes converter neste link cups para gramas.

Espero que gostes e Feliz Natal.

RELATED POSTS

3 Comments

  1. Responder

    sonia rodrigues

    Dezembro 22, 2017

    uau eu adoro dióspiros por isso já fiquei fã desta receita. e as fotos estão mesmo muito bonitas.

    • Responder

      vânia duarte

      Dezembro 22, 2017

      depois se fizeres diz-me o que achaste 🙂

  2. Responder

    Ana Castro

    Dezembro 22, 2017

    eu odeio diospiros mas as bolachas tem super bom aspeto xD talvez faça para a minha família, são todos viciados em diospiros xD
    beijinhos 🙂

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.