Blogging for a Cause: 4 coisas importantes que conseguimos

andreia moita e vânia duarte blogging for a cause

Pois é, esta semana não se vai falar de mais nada por aqui sem ser Blogging for a Cause. Afinal de contas foi um evento absolutamente incrível. Que veio fechar assim com chave de ouro o mês de Novembro. E trazer imensas ideias, para tornar 2018 um ano muito mais feliz.

A verdade é que criar este projecto foi uma verdadeira alegria.

Foram meses de muito trabalho, fora dos nossos trabalhos. De muitas linhas de conversa no Facebook, de muitos encontros e acima de tudo de muitas ideias. E chegar hoje aqui, depois ter termos criado algo tão bonito, deixa-me às vezes com a sensação que preciso de me beliscar para perceber se realmente tudo isto aconteceu.

É engraçado olhar para o sucesso que o Blogging for a Cause teve e perceber que isto aconteceu porque 5 miúdas ousaram sonhar e acreditaram que era possível fazer isto acontecer mesmo não sendo super famosas. E é engraçado acima de tudo perceber que os blogues podem ser muito mais do que realmente são hoje em dia. Na realidade basta querer.

E por tudo isto, resolvi trazer-vos 4 coisas que nós as 5 conseguimos ao realizar o Blogging for a Cause. Para vos mostrar que vale mesmo a pena acreditar nos vossos sonhos.

blogging for a cause evento solidário wip lisboa

 

1 – Conseguimos criar o Blogging for a Cause sem gastar dinheiro e angariar 3085€

Quando eu dizia que tínhamos montado toda esta estrutura sem gastar um único tostão as pessoas ficavam de boca aberta. Eu entendo, afinal de contas é absolutamente insano sonhar, que foi possível arranjar um espaço, arranjar um catering delicioso, 4 oradoras incríveis, fazer um site, diplomas e badges e arranjar inúmeros parceiros sem pagar absolutamente nada, mas é a mais pura das verdades.

O nosso objectivo sempre foi muito claro: doar TODO o dinheiro da bilheteira às 5 instituições e por isso tínhamos de conseguir criar o Blogging for a Cause sem recursos financeiros. E sim eu sei que parece difícil, mas na realidade só recebemos um não em todo este processo.

E porque é que isto aconteceu? Porque criámos um projecto com pés e cabeça e acima de tudo porque falámos sobre ele com tanta paixão e honestidade que todas as pessoas envolvidas sentiram que podia dar certo. E foi exactamente isso que fez o sucesso do Blogging for a Cause, a paixão com que tudo isto foi criado. Porque seja no que for na vida, quando fazes as coisas com paixão, não importa as horas a mais que trabalhas, não importa o cansaço, não importa o stress que às vezes surge, tudo vale a pena.

joana clara as cavalitas do vento blogging for a cause

2 – Conseguimos mudar um bocadinho a ideia de “ser blogger”

Não que este fosse o nosso grande objectivo com o Blogging for a Cause. O nosso objectivo era e sempre foi angariar o máximo de dinheiro possível para doar aos 5 projectos que apoiámos, proporcionando uma tarde feliz a quem decidisse vir passar o dia connosco. E penso que esta missão foi cumprida.

O que acabou por acontecer é que ao termos esgotado de uma forma meio lunática este evento, percebemos o impacto digital que estávamos a criar e caramba, ficámos orgulhosas, óbvio. Porque todas nós temos blogues que amamos. Todas nós adoramos as sinergias que se criam e as muitas possibilidades que se podem criar quando bloggers trabalham com o coração. E infelizmente todas nós sabemos, que hoje em dia a imagem dos bloggers está muito associada a marcas. A receber produtos e a ter blogues iguais e que parecem verdadeiros catálogos. A questão aqui é que grande parte desta culpa é dos próprios bloggers. Que hoje em dia criam blogues com o único intuito de receber coisas. Porque é giro. Porque é de borla. Porque dá status.

A questão aqui é que os blogues hoje em dia são efectivamente grandes ferramentas de negócio.

E sim há espaço para publicidade, há espaço para se fazer dinheiro, mas ser influenciador tem de ser mais, muito mais do que estar constantemente a enfiar produtos pelo ecrã das pessoas dentro. A Catarina escreveu há duas semanas este artigo que espero mesmo que leiam, porque fala exactamente sobre tudo aquilo em que nós as 5 acreditamos. Sim os influenciadores são uma ferramenta poderosa de divulgação. Sim os influenciadores podem criar impacto. Não, ser influenciador não é e nem pode ser, um catálogo de coisas.

Ao criarmos o Blogging for a Cause, quisemos acima de tudo mostrar que não há que ter medo de trabalhar em conjunto e que a blogosfera ainda é um lugar bem catita.

 

blogging for a cause identificadores

3 – Conseguimos esgotar um evento na sua 1ª edição.

Esta ainda é daquelas coisas que me deixa meio embasbacada juro. Porque foi a primeira vez. Porque nunca tinha sido feito nada igual antes. Porque nós as 5 não somos assim tão conhecidas para esgotar o que quer que seja. Mas conseguimos. E mais do que esgotar, conseguimos criar um evento que desde o início até ao fim correu bem. Sem atrasos. Sem percalços. E totalmente alinhado com os nossos valores.

Ora como devem calcular isto é um feito. Porque é fácil apoiar coisas que correm bem. É muito, muito mais fácil dar a mão a projectos que já têm background positivo. Ou apoiar quem já é conhecido e famoso. E foi exactamente por isso que eu sempre disse que por mais edições que se façam, a primeira será sempre a mais importante. Porque foi feita com base na confiança. E sim, eu acredito que existissem pessoas que achassem que estávamos a ser lunáticas e que isto ia correr mal.

Lamento desapontar, mas não correu. Muito pelo contrário. Correu estupidamente bem, recebemos muitos elogios, vimos pessoas chorar, vimos pessoas rir, vimos pessoas abrirem totalmente o seu coração. E isto é do caraças. Porque foi a primeira vez que o fizemos. A verdade é que depois do Blogging for a Cause se ter realizado, já recebemos bastantes ofertas de ajuda para próximas edições. Já recebemos muito feedback positivo. E pessoas a dizerem que foi uma ideia genial. E nós agradecemos de coração. Mas sem dúvida, que são as pessoas que nos deram a mão desde o início, que estão efectivamente no nosso coração.

Acima de tudo o que sentimos é que mais do que se ser conhecido, o que realmente importa são as pessoas que reúnes à tua volta e quando são as certas, nada pode dar errado 🙂

evento solidário 25 de novembro blogging for a cause

4 – Conseguimos mostrar que todas as causas são válidas

Este também era um dos nossos objectivos e acho que foi alcançado. Para muita gente, se calhar faria sentido que tivéssemos apoiado uma única instituição e todo o valor angariado iria para esse projecto. E quem sabe em próximas edições isso até não possa acontecer, mas nesta primeira edição nós quisemos mesmo mostrar que não existem causas mais importantes do que outras e não há que ter vergonha de apoiar determinado projecto.

Nós somos 5 mulheres diferentes, que nos identificamos com causas diferentes. E isto não significa que não sejamos sensíveis a outros projectos. Significa somente que decidimos vestir neste momento a camisola de uma causa. Mas acreditando sempre que todas importam.

O que quisemos mostrar ao apoiar 5 projectos é que todos contam. Todos são importantes e todos precisam. E que não importa a causa que decides apoiar. Porque se escolhes fazer algo por essa, fazes muito mais do que aqueles que apontam o dedo e nada fazem.

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT