5 regras para simplificares a tua vida

Desde o início do ano que ando numa fase de limpeza mental e decidi que ia aproveitar muito mais deste 2017 do que  aproveitei o último ano. Sim eu sei que fiz duas viagens – conheci Roterdão e regressei à minha amada Tailândia – mas no geral foi um ano em que me fechei muito fruto de algumas coisas menos boas que se passaram em 2016.

Mas o ano passado já lá vai e eu estou com uma energia renovada, sinto-me bem comigo própria e depois do maravilhoso workshop que fiz no dia 7 de Janeiro sinto-me ainda com mais força, para além disso o mês ainda nem chegou ao fim e já conheci pessoas maravilhosas graças ao Bloggers Camp – mas vou falar-vos disto noutro post. 
No entanto no meio disto tudo situa-se toda uma vida. Uma vida que tem um trabalho de 8 horas diárias, treinos diários às 7 da manhã, dois gatos, uma casa, namorado, voluntariado e um blogue que tanto prazer me tem dado nos últimos tempos, e apesar de adorar tudo isto confesso-vos que às vezes sinto que tenho pelo menos 100 coisas a acontecerem ao mesmo tempo na minha vida. 
Exactamente por isto, por querer aproveitar mais todas as coisas que amo e mesmo assim manter uma vida social activa decidi criar 5 regras para me ajudarem a simplificar a minha vida, por isso se estás nesta fase de te sentires mais sobrecarregada vê as dicas que te deixo abaixo. 

1 – Organiza-te em casa

Eu nunca fui uma pessoa muito organizada, sempre fui aquela que chega a casa atira a roupa para cima da cadeira e só quando já tem um monte digno do Evereste é que decido que está na altura de arrumar e ai em vez de demorar 1 minuto a arrumar a roupa demoro 10, mas comecei a combater isto recentemente e caramba que sinto toda uma leveza no quarto. 
Se és como eu deixo-te mais algumas dicas: aproveita um pouco do domingo para cozinhares algumas coisas para durante a semana, panquecas, arroz, um estufado ou algo recheado são alimentos que duram bastante tempo no frigorifico e te vão não só fazer ganhar horas de vida como cuidar da tua dieta. Arrumar a loiça mal acabes de usar é outra coisa que te vai trazer a sensação de não passares tanto tempo a limpar. 

2 – Cria uma rotina matinal

Falou-se muito disto no workshop que fiz com no início do mês, arranjar tempo de manhã para cuidarmos de nós e acima de tudo tentar não começar o dia a correr porque se vai chegar atrasado ao trabalho. Eu tenho já há uns bons anos a minha rotina matinal de treinar antes do trabalho e garanto-vos que apesar de haver dias em que custa levantar cedo não há nada melhor do que começar o dia assim. 
A verdade é que até no trabalho me sinto muito mais desperta depois de treinar, mas se tu não és grande fã de treinar de manhã não há problema podes sempre começar a acordar mais cedo para tomares um pequeno-almoço mais reforçado em vez de comeres à pressa a primeira coisa que te aparece à frente  ou quem sabe até não te sabe bem começar o dia a ler um livro. Se tens um blogue e sentes que não tens tempo para ele porque não começares a acordar mais cedo alguns dias por semana para escreveres alguma coisa? 

3 – Destralha-te

Olha para o teu armário e vê lá bem se usas tudo o que lá tens? E a sapateira? Sim eu sei que há sempre aquela história do valor sentimental mas pensa bem, se tens coisas que já não usas há mais de um ano e não pensas em voltar a usar não achas que só estão a ocupar espaço? Para além disso há sempre tanta gente a precisar e é uma forma simples e prática de seres solidário. E quem diz roupa e calçado, diz electrodomésticos ou móveis. Liberta espaço na tua vida e na tua casa.

4 – Escreve os teus objectivos semanais

Cada vez tenho escrito mais, seja para planear ideias aqui para o blogue seja para efectivamente não me esquecer de fazer coisas. Estabelecer metas para durante a semana ajuda-te a teres uma linha condutora e a concluir com mais facilidade aquilo que queres. 
Imagina que o teu objectivo é treinar 3 vezes por semana, escrever 2 posts e ir um dia às compras para a casa, divide essas tarefas pela semana e vai riscando conforme fica feito, vais ver que chegas a sexta-feira com a sensação de dever cumprido.

5 – Liberta-te um bocadinho das redes sociais 

Sim eu sei que o Instagram é absolutamente viciante e que o facebook tem a capacidade de nos fazer vegetar durante muito tempo enquanto estamos só a navegar pela timelime, mas pensa bem no tempo que perdes agarrada ao telemóvel. 
Eu já tinha escrito que desde o final do ano passado que estipulei que a partir das 22h não mexo mais no telefone, ele entra em modo nocturno com o seu ecrã amarelo e eu não lhe toco mais e se ao início isto fazia-me confusão porque tinha sempre vontade de “só ver mais aquela coisinha” hoje em dia tornou-se um hábito maravilhoso que me permitiu ganhar tempo para começar a ler à noite e se no início do ano eu estabeleci que queria começar a ler um livro por mês posso dizer-vos que Janeiro ainda não terminou e eu já estou no fim do segundo livro. 
E vocês também decidiram neste início de ano simplificar a vossa vida? Que outras dicas têm? Partilhem comigo e siga aproveitar mais deste 2017.

Já me segues nas redes sociais?

RELATED POSTS

8 Comments

  1. Responder

    Daniela

    Janeiro 25, 2017

    Sou uma verdadeira fã de organização e de fazer planos, por isso quase todos os dias faço a minha to-do list e acho sinceramente que ajuda bastante, especialmente naqueles dias em que vemos que conseguimos cumprir todos (ou quase todos) os objectivos ficamos muito mais motivadas!:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Janeiro 25, 2017

      passei a incluir a to do list recentemente e faz mesmo diferença 🙂 beijinhos

  2. Responder

    Bárbara Lopes

    Janeiro 25, 2017

    Gostei muito das sugestões, e acho-as verdadeiramente sábias!
    Só acho dificil cumprir a de não mexer no telemóvel a partir das dez da noite… eu adoro aquela visita ao feed antes de dormir! :p

    Beijinhos
    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Janeiro 26, 2017

      eu também era super viciada em dar um último check antes de dormir no insta e no facebook, mas a verdade é que os telemoveis interferem muito com a qualidade do sono e desde que me habituei já nem sequer me lembro. E acabei por ganhar tempo para ler 🙂 beijinhos

  3. Responder

    Life with Ju

    Janeiro 26, 2017

    Adorei este post, concordo com tudo no entanto por vezes esqueço-me destas pequenas coisas. Obrigada por me relembrares eheh 🙂

    Mil beijinhos,
    Life with Ju

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Janeiro 28, 2017

      Agora é começar a aplicar na vida 🙂

  4. Responder

    Lucie Lu

    Janeiro 27, 2017

    Vânia,
    que belas sugestões. Eu sou aquela que passa mais tempo a ler como ser produtiva do que a sê-lo efetivamente. Os teus pequenos almoços têm tão bom aspeto! Tenho que fazer mais e pensar menos! Como é que se faz isso? Onde se desliga o botão da procrastinação?

    Que bom ter encontrado um espaço cheio de inspiração neste início de ano.
    Beijinhos,
    LucieLu

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Janeiro 28, 2017

      Oh minha querida este teu comentário é maravilhoso 🙂 obrigada do fundo do coração 🙂 mas já te disse é tudo organização e passinhos pequenos vais ver que aos poucos a coisa chega lá 🙂

LEAVE A COMMENT