5 Dicas para manter a motivação no Inverno

Novembro de 2016 @vaniafromlollytaste

Ontem partilhei com vocês aquela que provavelmente é uma das maiores razões para eu me manter motivada nos treinos: a minha barriga, mas como é óbvio eu sou de carne e osso e se no Verão uma pessoa acorda cheia de vontade de aproveitar a manhã cheia de sol para treinar, no Inverno o caso muda de figura e a preguiça toca a todos, inclusive a mim.
No entanto quem me segue por aqui há mais tempo sabe bem que eu treino durante todo o ano e que apesar de às vezes também acabar por ceder às perigosas tentações da cama, o normal é não falhar treinos mesmo quando lá fora estão graus negativos, aconteceu-me no início deste ano, acordar às 06h20 e estarem 2 graus negativos, mas mantive-me forte e fui. E ainda a semana passada fiz um treino à chuva de manhã com os Outsiders Gym. 

Sabiam que durante o Inverno, os ginásios registam uma perda de clientes na ordem dos 30%? E que depois vão regressando a partir de Março? Para não fazerem parte desta estatística, resolvi deixar-vos uma lista com 5 coisas que considero fundamentais para se manterem activos nas alturas mais frias do ano. 

1. Pensa no Verão

Não vamos ser hipócritas, sim todos sabemos que é bom treinar para ser saudável, mas que atire a primeira pedra quem disser que não treina para ter um corpo bonito e para se sentir confiante na praia. As roupas leves e os dias quentes convidam a andarmos com menos roupa e ninguém gosta de ter gordurinhas a saltar à vista. Como bem sabemos perder peso requer tempo e paciência, tonificar e moldar um corpo também, portanto em vez de te deixares cair em falsas promessas e mil comprimidos milagrosos que aparecem lá para Abril começa hoje o teu projecto Verão, traça objectivos e luta por isso, vais ver que se tiveres bem focada vais chegar ao Verão de 2017 na tua melhor forma física de sempre. 

2. Faz uma modalidade que gostes

Esta é para mim das mais importantes. Eu já falei aqui e aqui da importância de se escolher uma modalidade que nos preencha, que nos desafie e que nos faça sentir bem. Eu tive uma grande desmotivação no início do Verão mas em vez de deixar arrastar essa situação procurei algo que me voltasse a inspirar e hoje em dia estou mais do que satisfeita com a minha decisão. Sejamos sinceros quantas pessoas conheces que andam no ginásio só porque sim? Que estão lá contrariadas, mas que no Verão até vão porque há a motivação da praia mas assim que o Inverno assenta arraiais é ver esse pessoal desaparecer? Ninguém merece andar a treinar contrariado muito menos no Inverno quando há todo um sofá confortável e uma cama a chamar por nós, portanto mesmo que tenhas de perder algum tempo, experimenta modalidades diferentes, procura encontrar uma coisa que te encha as medidas e vais ver que se vai tornar mais fácil manteres a actividade física no Inverno. 

3. Define Metas

Eu uso muito esta o ano todo. Para além de desejar estar bem no Verão eu acredito que é importante definirmos metas nos nossos treinos, para não nos sentirmos a estagnar e consequentemente acabarmos por afectar a nossa evolução. Imagina que gostas de correr (admiro-te profundamente acredita), porque não estipulares uma distância que queres alcançar num certo período de tempo, ou melhor ainda, porque não inscreveres-te numa prova e treinares para dares o teu melhor? No meu caso que faço crossfit e funcional na praia os meus objectivos passam sempre por aumentar pesos e conseguir executar bem certos exercícios. Posso dizer-vos que a minha meta neste momento é conseguir fazer squat snatch na perfeição, aumentar peso no power clean e no deadlift e conseguir fazer handstands push ups. É ambicioso? É sim, mas é desta forma que eu me mantenho bem motivada. 

4. Escolhe o melhor horário

Eu sou mesmo adepta do treino matinal, é quando tenho mais energia, mais força e mais disposição para sofrer. Pode parecer estranho levantar-me da cama e ir levar uma verdadeira tareia nos treinos, mas ao fim do dia eu sou a pessoa mais preguiçosa à face da terra e se no verão eu adoro sair do trabalho e dar um pulo até à praia no Inverno a minha cabeça só pensa uma coisa: casa e sofá. No entanto sei que há muitas pessoas que de Verão até não se importam de acordar cedo, mas de Inverno é uma carta fora do baralho esta opção. Se este é o teu caso procura um outro horário em que te consigas motivar, hora de almoço ou fim do dia, quem sabe não descobres uma outra altura do dia em que até acabas por ser render mais. 

5. Roupa nova e confortável

Sim sim chamem-me fútil mas quem não gosta de estrear uma roupinha nova? Para mim ter uma peça nova para estrear é meio caminho para me deixar com vontade de ir treinar no dia a seguir, hoje em dia há coisas tão giras que é impossível resistir e eu que tenho duas gavetas gigantes cheias de roupa de treino, consigo continuar a desejar mais coisas para a minha colecção. No Inverno para além da roupa ser gira é importante que caso treines na rua seja confortável e quente e assim que terminas um treino deves sempre vestir outra peça de roupa por cima para evitar o arrefecimento repentino. 
E vocês têm mais dicas para se manterem motivados no Inverno? Partilhem comigo. 
Novembro 11, 2016

RELATED POSTS

2 Comments

  1. Responder

    Dianinha Gomes

    Novembro 11, 2016

    Ler toda a tua história, a forma sincera como partilhas as tuas vitórias e medos tem sido uma verdadeira motivação para mim. Mas gostei bastante destas dicas, especialmente o encontrar uma modalidade que goste, ando no ginásio mas não gosto nada, e também por causa de ti estou a pensar ir experimentar uma aula de crossfit, medooooo.

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Novembro 13, 2016

      diana muito obrigada por todo o teu carinho, ler este teu comentário deixou-me de coração cheio <3 Vai experimentar sim, vais ver que não te vais arrepender e que não há nada para ter medo 🙂 beijo grande

LEAVE A COMMENT