#PerguntaeuRespondo 1

pergunta eu respondo lollytasteblog

Se há coisa que eu gosto de receber são mails e comentários de quem me segue por aqui ou pelo Instagram @vaniafromlollytaste, gosto da troca de ideias, gosto de saber que há pessoas que se identificam com os mesmos problemas que eu e que acabam por perceber que não são as únicas no mundo a passar por problema x ou y.

Lembro-me especialmente quando escrevi este post sobre os meus ataques de pânico, de ter recebido bastantes mensagens e emails de pessoas a agradecerem-me por tê-lo feito, porque também passavam pelo mesmo e ou tinham vergonha de o admitir por se sentirem incompreendidas ou achavam que eram aves raras.

É bom sentir o vosso feedback, dá-me ainda mais força para continuar a escrever por aqui e por isso decidi fazer um post, com um resumo de algumas perguntas que me foram fazendo nos últimos tempos e como algumas foram feitas várias vezes, achei interessante partilhar por aqui.

Ora então cá vai.

1. Comes Hidratos à Noite

Bem eu confesso que não tenho uma regra para isto. Normalmente na maior parte dos dias não como, única e exclusivamente porque eu treino de manhã (às 07h) e portanto a maior carga de hidratos que consumo é antes e depois de treinar, ao almoço e ao lanche. Como à noite acabo por ter um dispêndio energético mais baixo opto por uma sopa ou vegetais com uma boa dose de proteína. Mas como disse eu não tenho regra e estou numa fase em que oiço muito o meu corpo, portanto se sinto necessidade de comer hidratos eu como, ainda ontem comi um bom cacho de uvas depois do jantar e não engordei 3 kilos por causa disso. E antes que venham os sabichões da internet  dizer que eu devia comer hidratos sempre, esta é a minha abordagem, não está certa nem errada é a que funciona comigo e a que me deixa acima de tudo satisfeita 🙂

Sugestão
Este amor que me tenho já ninguém me tira

2.Que suplementação tomas? Usas Bcca?

Ui suplementação, tenho tanta coisa para dizer, ando para fazer um post sobre isto há algum tempo mas ainda não calhou. Neste momento a única suplementação que tomo é uma dose diária de proteína antes do treino.  Já tomei muita coisa, bcca, glutamina, carnitina, bla bla bla mas deixei de o fazer, não sinto necessidade de me encher de suplementos quando consigo ir buscar grande parte dos nutrientes à minha alimentação e sejamos sinceros o meu objectivo não é profissional nem tão pouco ganhar o prémio da mulher mais fit do mundo, portanto não acho que tomar tanta suplementação para uma pessoa que apenas se quer manter saudável e com um corpo bonito faça sentido e hoje em dia há uma loucura tão generalizada à volta da suplementação, com pessoas a tomarem mil coisas sem saber para o que servem que até assusta.

Atenção que eu não sou contra a suplementação, sou sim contra pessoas que impingem mil suplementos a outros só porque sim.

3.Treinas de manhã, a que horas acordas e o que comes?

Eu treino em dois locais diferentes, na praia com os Outsiders Gym às 07 que é perto da minha casa, e na minha box do coração 351 no Restelo às 07.30. Tanto para um lado como para o outro eu acordo às 06.20, e como treino logo a seguir o meu pré-treino é sempre o mesmo, uma banana (hidrato) e um batido de proteína. Acabo por ter os dois nutrientes de forma bastante rápida e sinto-me sempre muito bem e cheia de energia para treinar.

4. Fazes “cheat meal”?

Quem me segue por aqui sabe que eu sou totalmente contra este conceito de cheat meal ou refeição lixo, odeio o termo de chamar à comida lixo e odeio acima de tudo a ideia de viver uma semana inteira a ansiar por uma ou duas horas do dia onde vou poder comer a refeição que ando a sonhar desde terça. E sou contra isto, porque eu já vos contei que no início do ano estive a fazer um plano extremamente rígido e que só me permitia uma refeição livre por semana e eu dei em doida, porque acabava por me descontrolar, acabava por andar a semana toda a pensar numa única refeição e a não desfrutar do resto da semana e acima de tudo esta abordagem foi uma grande culpada das minhas compulsões terem voltado.

Sugestão
7 Dicas para sobreviver aos jantares de Natal

Eu defendo o equilíbrio e é isso que procuro para a minha vida, defendo que temos de ser capazes de gerir um plano alimentar com pequenas batotas e que viver a vida preso a um dia da semana não é viver, é ser escravo de uma alimentação e isso para mim não dá.

5. Ainda tens ataques de pânico? Como os controlas

Felizmente os ataques de pânico na minha vida tornaram-se residuais e posso afirmar que já não tenho um grande ataque daqueles mesmo à antiga, de achar que ia morrer, de sentir o corpo totalmente fora de controlo e ter de ir para o hospital desde há quase dois anos. Vou tendo às vezes alguns picos de ansiedade (aconteceu por exemplo quando o Pablo faleceu), mas já os consigo controlar principalmente a nível de respiração.

Faço bastantes exercícios respiratórios e tenho um segredo que funciona mesmo para quando os batimentos cardíacos estão mais rápidos que é respirar para um saco de papel. Podem achar parvo, mas foi um médico que me ensinou este truque e a verdade é que funciona mesmo, por isso guardo sempre os sacos do celeiro em casa :).

Uma coisa que também aprendi a fazer foi a afastar-me das coisas que me criam ansiedade, vou dar-vos um exemplo que pode parecer parvo mas aconteceu-me. Sabem aquela série maravilhosa o Stranger Things? Eu era viciada naquela série, mas não sei porquê quando a via à noite a série criava-me muita ansiedade e eu acabava por dormir muito mal. Não era uma questão de ter medo, mas de uma forma qualquer a série conseguia deixar-me muito ansiosa, portanto deixei de a ver durante a semana e comecei a acompanhar só ao fim de semana, problema resolvido e crises de ansiedade controladas 🙂

Sugestão
Há um novo livro em casa

 

E pronto espero que tenham gostado das respostas, tenho mais algumas perguntas que me fizeram, mas não queria deixar este conteúdo muito longo, por isso fica para outro post, e como é óbvio se tiverem perguntas, dúvidas ou sugestões de temas que gostavam de ver por aqui não deixem de falar comigo, por email – lollytaste@gmail.com, por mensagem no facebook ou por direct no Instagram.

RELATED POSTS

4 Comments

  1. Responder

    Ana Sofia Santos

    Outubro 28, 2016

    estou agora na area da suplementação (pelo menos vieram dar trabalho)
    e pah acho tudo um exagero
    a vida pode ser equilibrada com um bocado de tudo.

    a parte que mais gosto e que eles tem, é agora o bio…

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Outubro 30, 2016

      sim há coisas muito boas mas também há muita coisa a mais e o pior não é tanto a oferta é existirem pessoas a tomar mil suplementos sem necessidade nenhuma 🙂

  2. Responder

    Miya

    Outubro 30, 2016

    Vânia descobri o teu blogue recentemente e já fiquei fan, gosto muito da sinceridade que transmites ao escrever:) Eu sempre treinei ao final do dia mas vou ter de começar a treinar de manhã e estava muito confusa com o que haveria de comer, mas a tua opção de banana com batido parece-me excelente, obrigada por partilhares 🙂

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Outubro 30, 2016

      Olá Mya e bem-vinda. Fico muito contente com este teu comentário, obrigada mesmo pelo carinho.
      Quanto ao pré-treino é uma excelente opção e podes sempre escolher outra fruta caso te fartes de comer sempre banana 🙂 beijinhos

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.