Treinar de manhã

São várias as pessoas que já me perguntaram como tenho energia para me levantar da cama às 06 da manhã todos os dias, quando posso perfeitamente ficar a dormir mais duas horas, e acima de tudo como consigo manter esta consistência o ano todo, especialmente no Inverno que está escuro como breu, chove e faz frio. 
Não tenho grandes segredos para vos contar, tal como já aqui disse, eu encaro o exercício como uma parte normal da minha vida, tal como encaro ir trabalhar, comer e dormir, e se não deixo de fazer nenhuma destas coisas porque haveria de deixar de treinar. Confesso que pensar assim me ajuda muito a manter a disciplina nos treinos, e apesar de às vezes sentir preguiça é muito raro o dia que falto a um treino.

Na minha opinião o que nos faz manter ou não com um bom hábito é se o começamos da melhor forma, acho que é aqui que está toda a diferença, entre mim que treino regularmente há 3 anos neste horário, ou das pessoas que decidem agora começar a treinar 6 vezes por semana intensamente.
Vamos por partes.
Quando decidi começar este horário, eu já andava no ginásio mas ao final do dia, ia às minhas aulas de grupo no entanto com a entrada numa nova agência onde tinha horários mais complicados de trabalho, comecei a ter dificuldade em ir ao ginásio ao fim do dia. Para além disso, como tinha bastante trabalho chegava ao fim do dia e sentia-me com muita falta de energia, portanto acabava por faltar também por essa razão. Nesta agência onde estive, conheci uma colega que treinava há muitos anos de manhã, e depois de bastantes conversas sobre este tema, comecei a pensar porque não experimentar treinar de manhã.
Lembro-me que foi exactamente antes de ter feito aquela terrível avaliação que acusou 30% de massa gorda no meu corpo, que decidi começar a treinar antes do trabalho. E como fiz eu isto? Como é óbvio não comecei logo a acordar às 06 da manhã todos os dias, aliás na altura achava isso uma tremenda loucura. 
Acordava às 07h, deixava tudo preparado no dia anterior (ainda deixo), comia rapidamente e seguia para o ginásio onde fazia um treino de 45-50 minutos, terminava às 08.30 e depois era só tomar banho e seguir para o trabalho, fazia isto 3 vezes por semana e assim estive durante algum tempo. 
Depois comecei aos poucos a colocar o relógio para mais cedo, ia sempre tirando uns 10 minutos e assim andava algum tempo, até que depois comecei a treinar com o Vitor, ganhei um verdadeiro gosto pelo exercício e comecei a aumentar as minhas idas ao ginásio, sendo que hoje treino 5 vezes por semana, 4 delas a acordar às 06h05.
Se me custa? Claro que sim um pouco, mas nunca questiono se devo ir ou não, porque depois que termino o meu treino sinto duas coisas maravilhosas: a sensação que já tenho uma tarefa concluída no meu dia e que já não tenho de me preocupar com isso, e a sensação de satisfação quando termino cansada mas com muito mais energia do que se estivesse a acordar passado duas horas. 
Para além disso ao fim do dia a minha rentabilidade desce imenso, sinto-me um verdadeiro cepo, o corpo está rígido, cansado e sem energia e pensar em ir enfiar-me num ginásio atolado de gente depois de 8h fechada no trabalho deixa-me demasiado stressada.
E aqui está outra das razões porque eu prefiro claramente treinar de manhã, o ginásio está sempre muito mais vazio e é muito mais fácil de ter as máquinas livres para fazer o meu treino, pois se há coisa que me tira do sério é malta a ocupar máquinas e estar na conversa, e ao fim do dia com as enchentes do ginásio isto acontece muito mais regularmente, piorando em alturas criticas, como Janeiro com as resoluções de ano novo, Abril com a operação bikini super fast e Setembro no pós férias. 
Enfim, como disse o único segredo que tive foi mesmo não querer fazer as coisas todas de uma vez, tive de ensinar o meu corpo a habituar-se a treinar neste horário pois sempre o fiz ao fim do dia, por isso fui com calma, tanto no horário escolhido como no número de vezes que ia ao ginásio. Na minha opinião a maioria das pessoas falha nos ginásios porque não se disciplina como deve ser, estão paradas imenso tempo e do nada querem treinar todos os dias, e quando não estão habituadas a acordar cedo, decidem fazê-lo radicalmente e tudo o que é radical e sem bases mais cedo ou mais tarde dá barraca.
Maio 10, 2016

RELATED POSTS

7 Comments

  1. Responder

    Lulu

    Maio 11, 2016

    🙂 gosto muito destes posts, ainda não fui treinar de manhã, mas cada vez mais me convenço que vai ter de ser, pelos mesmos motivos que tu. É tão chato querer fazer circuitos e ter pessoas a ocuparem máquinas durante uma eternidade, ou pessoas paradas a ver a bola ou a conversarem lado a lado em bikes enquanto vêm o telemóvel (nada contra…cada um na sua).

    Continuo a ler-te deste lado! (já não estou nos 30% de massa gorda maaas, já lá estive! ainda há fé para mim XD)

    beijinhos

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Maio 11, 2016

      depois de te habituares a treinar de manhã, não queres outra coisa 🙂 beijinhos

  2. Responder

    Filipa Lemos

    Maio 12, 2016

    Gosto mesmo de ler estes posts! O meu namorado partilha da mesma opinião que tu, até fez um pequeno trabalho sobre isso. Quem está a começar o exercício físico não deve ser radical, pois acaba sempre por desistir. Já cheguei a fazer de manhã, mas não a essas horas, como entrava tarde para o trabalho… Eu não ando no ginásio, por vários motivos, economicamente não me é possível ser acompanhada por alguém, nem nutricionista.
    Gostaria muito de ler sobre a tua alimentação, eu de manhã acordo sempre esfomeada e é sempre o mesmo que como (que adoro), mas para fazer exercício de manhã nãp poderia tomar o meu pequeno almoço. Também gostava que falasses mais especificamente dos teu treino/exercícios. 🙂

  3. Responder

    Dianinha Gomes

    Maio 13, 2016

    tu és uma grande inspiração a sério, motivas-me imenso mesmo no snap vejo-te de manhã e fico com vontade de treinar, continua com estes posts porque estou a adorar o teu blogue.

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Maio 13, 2016

      oh Dianinha muito obrigada pelo teu comentário fizeste o meu dia 🙂

  4. Responder

    Flicker

    Maio 19, 2016

    Sem duvida alguma es uma forca da natureza e uma fonte de inspiracao! Continua assim atleta que es um exemplo para todos nos 😉

LEAVE A COMMENT