
Iniciamos a semana a viajar para um paraíso no sul da Tailândia chamado Koh Ngai. Um dos segredos mais bem guardados da Tailândia.
Quando começámos a preparar a nossa viagem para o Sudeste Asiático sabíamos que queríamos ter uma experiência completa. Com grandes cidades como Banguecoque e zonas mais históricas como Ayuthaia. Queríamos também conhecer os arredores como o Floating Market. Aproveitar para ir até ao Camboja, e no fim de tanta caminhada e movimento característico deste tipo de férias relaxar finalmente nas ilhas.
Conhecíamos pouco das muitas ilhas da Tailândia
Mas sempre soubemos que não queríamos ir para as mais conhecidas – Koh Phi Phi e Phuket, por serem ilhas carregadas de pessoas. Queríamos mesmo relaxar, acordar e ter uma praia vazia. Longe de loucuras, barulhos e confusões e estas duas ilhas, que são as mais conhecidas eram o oposto do nosso desejo.
Até que em conversa com um antigo colega que era apaixonado pela Tailândia ele me diz: “se queres ilhas magníficas sem a confusão do turismo tens de ir para o sul. Koh Mook e Koh Lanta são espectaculares e se queres mesmo relaxar então Koh Ngai é o destino.” Comecei então a ler muito sobre estes destinos e decidimos que iríamos para Koh Ngai durante 6 dias. A verdade é que esta ilha parecia o local ideal para recuperar energias.
Para chegar até Koh Ngai comprámos um voo pela Air Asia que já incluía o transfer para a ilha.
Voámos até Trang e depois fomos levados por uma carrinha para o porto onde esperámos pelo nosso barco. Reparei nos imensos avisos de rotas de fuga para Tsnumai e ainda vi alguns destroços do terrível tsunami que tinha acontecido exactamente há 10 anos atrás.
Passado 1h o nosso barco chegou, colocámos as malas no barco e aprendi uma grande lição – para as ilhas a melhor opção é sempre mochila, nem imaginam o pesadelo que é tentar passar troleys nos barcos.
Chegámos a meio caminho e tivemos de passar para um barco mais pequeno que nos iria levar directamente para o nosso resort. E ao aproximarmo-nos de Koh Ngai os meus olhos brilharam.
Sabem aquela ideia de ilha deserta, perdida no mar que aparece nos filmes? Assim é Koh Ngai.
Esta é uma das ilhas mais pequenas da Tailândia e grande parte dela não está explorada. É das poucas ilhas que não tem aldeia. Tudo o que chega à ilha tem de vir de barco semanalmente. E as pessoas que lá trabalham, vão a casa de 3 em 3 meses. Não tem multibanco, não tem bares, e às 21.30 o nosso expoente máximo era ver tempestades no mar ou dar caminhadas na praia. Ou seja o oposto do que vemos nas ilhas mais movimentadas e conhecidas. Pensam que nos chateámos com isto? Muito pelo contrário, era exactamente aquilo que precisávamos.
A praia estava todos os dias praticamente vazia. Eu acordava de manhã dava um mergulho no mar quente e ia tomar o pequeno almoço com uma paz tão grande que me senti realmente agradecida por estar ali. O nosso resort – Coco Cottage – era maravilhoso. Todo ecológico e com uma carta de restaurante que era de babar. Ainda ficámos amigos do cozinheiro, que tinha um gato bengal que adorava areia e passeava de trela.
Passei dias a beber água de coco verdadeiro, ou a comer mil frutas diferentes. Fazíamos snorkeling, e massagens na praia mesmo no meio do areal só com o azul do mar de frente. Tivemos direito a umas horas de chuva quente enquanto estávamos a dar a nossa caminhada diária. Íamos aos resorts vizinhos comer (só haviam mais dois). E desfrutávamos todos os dias de uma praia imensa quase só para nós.
Koh Ngai foi uma surpresa maravilhosa, foi tudo o que precisávamos na altura.
Um sítio paradisíaco, com pouca gente e uma natureza praticamente intocada. Sem lixo, sem barulho, com muito pouca internet. E acima de tudo com a sensação que tinha literalmente parado no tempo. Koh Ngai é perfeita para desligar. É perfeita para te conectares contigo e com as tuas pessoas. É um lugar onde a vida se desenrola muito devagar. Por isso, se procuras umas férias sem turistas e barulho, Koh Ngai é o sítio perfeito para relaxares.
A verdade é que saímos de lá com as energias renovadas. E com a certeza que aquela tinha sido a viagem das nossas vidas. Lembro-me de sair de Koh Ngai e perguntar com os olhos a brilhar: será que algum dia iremos voltar aqui? Na verdade, espero mesmo que sim, porque esta ilha é um dos pedaços de terra mais bonitos que já vi.
Maria
uahhh!
Flicker
A melhor viagem de sempre! Koh Ngai e' um paraiso na terra sem qualquer duvida! Se puderem vao, que nao se vao arrepender! A vida la acontece de forma lenta, ha tempo para tudo e isso e' tao bom! Contrasta com o ritmo alucinante que vivemos nas cidades! A vida sabe muito bem em Koh Ngai 😉