Koh Ngai Tailândia – O verdadeiro significado de ilha deserta

tailandia ilhas koh ngai

Iniciamos  a semana a viajar para um paraíso no sul da Tailândia chamado Koh Ngai. Um dos segredos mais bem guardados da Tailândia.

Quando começámos a preparar a nossa viagem para o Sudeste Asiático sabíamos que queríamos ter uma experiência completa. Com grandes cidades como Banguecoque e zonas mais históricas como Ayuthaia.  Queríamos também conhecer os arredores como o Floating Market. Aproveitar para ir até ao Camboja, e no fim de tanta caminhada e movimento característico deste tipo de férias relaxar finalmente nas ilhas.

tailândia que ilhas visitar koh ngai

quais as ilhas a visitar na tailandia koh ngai

Conhecíamos pouco das muitas ilhas da Tailândia

Mas sempre soubemos que não queríamos ir para as mais conhecidas  – Koh Phi Phi e Phuket, por serem ilhas carregadas de pessoas. Queríamos mesmo relaxar, acordar e ter uma praia vazia. Longe de loucuras, barulhos e confusões e estas duas ilhas, que são as mais conhecidas eram o oposto do nosso desejo.

melhores ilhas na tailandia koh ngai

ilhas paradisiacas na tailandia koh ngai

coco cottage tailandia koh nagi

Até que em conversa com um antigo colega que era apaixonado pela Tailândia ele me diz: “se queres ilhas magníficas sem a confusão do turismo tens de ir para o sul. Koh Mook e Koh Lanta são espectaculares e se queres mesmo relaxar então Koh Ngai é o destino.” Comecei então a ler muito sobre estes destinos e decidimos que iríamos para Koh Ngai durante 6 dias. A verdade é que esta ilha parecia o local ideal para recuperar energias.

Para chegar até Koh Ngai comprámos um voo pela Air Asia que já incluía o transfer para a ilha.

Voámos até Trang e depois fomos levados por uma carrinha para o porto onde esperámos pelo nosso barco. Reparei nos imensos avisos de rotas de fuga para Tsnumai e ainda vi alguns destroços do terrível tsunami que tinha acontecido exactamente há 10 anos atrás.

Sugestão
Escapadinha na Quinta Olivia Turismo Rural no Gerês

Passado 1h o nosso barco chegou, colocámos as malas no barco e aprendi uma grande lição –  para as ilhas a melhor opção é sempre mochila, nem imaginam o pesadelo que é tentar passar troleys nos barcos.

Chegámos a meio caminho e tivemos de passar para um barco mais pequeno que nos iria levar directamente para o nosso resort. E ao aproximarmo-nos de Koh Ngai os meus olhos brilharam.

coco cottage resort koh ngai

COCO COTTAGE Koh Ngai Environment friendly resort

coco cottage koh ngai koh lanta

Sabem aquela ideia de ilha deserta, perdida no mar que aparece nos filmes? Assim é Koh Ngai.

Esta é uma das ilhas mais pequenas da Tailândia e grande parte dela não está explorada. É das poucas ilhas que não tem aldeia. Tudo o que chega à ilha tem de vir de barco semanalmente. E as pessoas que lá trabalham, vão a casa de 3 em 3 meses. Não tem multibanco, não tem bares, e às 21.30 o nosso expoente máximo era ver tempestades no mar ou dar caminhadas na praia. Ou seja o oposto do que vemos nas ilhas mais movimentadas e conhecidas. Pensam que nos chateámos com isto? Muito pelo contrário, era exactamente aquilo que precisávamos.

coco cottage eco resort koh ngai

A praia estava todos os dias praticamente vazia. Eu acordava de manhã dava um mergulho no mar quente e ia tomar o pequeno almoço com uma paz tão grande que me senti realmente agradecida por estar ali. O nosso resort – Coco Cottage –  era maravilhoso. Todo ecológico e com uma carta de restaurante que era de babar. Ainda ficámos amigos do cozinheiro, que tinha um gato bengal que adorava areia e passeava de trela.

koh ngai best beaches thailand

Passei dias a beber água de coco verdadeiro, ou a comer mil frutas diferentes. Fazíamos snorkeling, e massagens na praia mesmo no meio do areal só com o azul do mar de frente. Tivemos direito a umas horas de chuva quente enquanto estávamos a dar a nossa caminhada diária. Íamos aos resorts vizinhos comer (só haviam mais dois). E desfrutávamos todos os dias de uma praia imensa quase só para nós.

Sugestão
Offline House Portugal: Desconectar para Reconectar

Koh Ngai foi uma surpresa maravilhosa, foi tudo o que precisávamos na altura.

Um sítio paradisíaco, com pouca gente e uma natureza praticamente intocada. Sem lixo, sem barulho, com muito pouca internet. E acima de tudo com a sensação que tinha literalmente parado no tempo. Koh Ngai é perfeita para desligar. É perfeita para te conectares contigo e com as tuas pessoas. É um lugar onde a vida se desenrola muito devagar. Por isso, se procuras umas férias sem turistas e barulho, Koh Ngai é o sítio perfeito para relaxares.

praias bonitas na tailandia koh ngai

A verdade é que saímos de lá com as energias renovadas. E com a certeza que aquela tinha sido a viagem das nossas vidas. Lembro-me de sair de Koh Ngai e perguntar com os olhos a brilhar: será que algum dia iremos voltar aqui? Na verdade, espero mesmo que sim, porque esta ilha é um dos pedaços de terra mais bonitos que já vi.