Workshop Mariana Sabido – Review

Há exactamente um mês atrás falava-vos aqui sobre o Workshop de fotografia da Mariana Sabido em que me inscrevi. Era um dos desejos que estava na lista para 2015 e aproveitei para começar o ano a realizá-lo. 
Sou uma grande fã do trabalho da Mariana há muito tempo, e depois de a conhecer pessoalmente fiquei ainda mais encantada. Percebi realmente que aquela pessoa que consegue transmitir uma sensibilidade incrível em cada foto que faz, é realmente assim e fiquei mesmo feliz de ter decidido fazer este workshop. 

O workshop realizou-se no Village Undegroun um local por si só bastante inspirador e onde foi fácil envolver-me ainda mais em tudo o que a Mariana dizia. A primeira parte foi essencialmente técnica, perceber mais sobre as nossas máquinas, sobre as suas funções, explorar aberturas, velocidades, luz entre tantas outras coisas.

A Mariana mostrou que efectivamente tem um grande conhecimento sobre fotografia e tentou passar-nos um pouco do seu gosto pessoal por fotografar pessoas, mostrou-nos vários trabalhos dela e explicou-nos em cada fotografia o que queria realmente fotografar e porque o fez assim. Falámos também sobre enquadramentos e sobre aproveitar o momento que temos na altura para tentar captar o melhor que conseguirmos, e isso foi muito interessante porque aconteceu-me uma situação engraçada com as fotos do Pablo.

Eu estava a fotografar uma coisa totalmente diferente e não me estava a sair nada bem, o céu estava cinzento, a luz era manhosa e eu tirei umas 20 fotos e não estava nada satisfeita, entretanto o Pablo apareceu e eu decidi fazer uma pausa e tirar-lhe umas fotos para descontrair e foi nesse momento que o consegui captar a olhar o céu com a lingua de fora. Foi a altura perfeita, consegui fazer a minha foto das 15h tudo sem estar programado.

A Mariana deu-nos um caderno feito por ela com muita informação útil e no fim passou-nos trabalhos de casa que consistiam em dois exercícios onde tínhamos de explorar 3 aberturas e 3 velocidades diferentes dadas por ela e depois fotografar um dia nosso, ou seja tirar uma fotografia por hora tentando fazer fotografias bem cedo e também à noite para percebermos as diferentes luzes que o dia vai tendo e como precisamos de adaptar a máquina à luz que temos na altura.

Adorei fazer este exercício e estas foram algumas das fotos que tirei durante o meu dia. Foi bom essencialmente para perceber que efectivamente a luz que temos faz muita diferença, e que é necessário conhecer a máquina para nos podermos adaptar ao ambiente especialmente quando tiramos fotografias dentro de casa em que a luz é sempre diferente do que tirar na rua. 
Adorei explorar a parte do ISO, era algo que me fazia sempre muita confusão e com a Mariana tudo ficou muito claro, desde o workshop que deixei de sentir dificuldade em tirar fotografias à noite e isso foi mesmo positivo. 
Foi sem dúvida um bom investimento e sei que a partir de agora estou mais preparada para explorar a minha máquina como deve ser. Eu já não usava o modo automático, no entanto não explorava a questão das aberturas muito bem e como disse acima tinha dificuldade em entender o ISO. Depois de comprar a nova lente para a máquina (50mm), senti que precisava mesmo de investir em alguma formação e agora percebo que conhecendo melhor as nossas possibilidades é bem mais fácil de fazer fotografias bonitas. 
Fevereiro 11, 2015
Fevereiro 12, 2016

RELATED POSTS

5 Comments

  1. Responder

    Margarida Ribeiro e Silva

    Fevereiro 12, 2015

    Gostava muito de fazer um workshop de fotografia também, acho que vale muito a pena porque depois notamos nos resultados 🙂

  2. Responder

    Karina sem acento

    Fevereiro 12, 2015

    Tão bonitas as fotografias! 🙂
    Eu tive um ano de fotografia na faculdade e adorei, e desde então que nunca usei o modo automático (só em máquinas compactaem que não tenho outro remédio). A grande diferença é que a fotografia que eu tiive era analógica e tenho umas saudades do caraças em ir para o laboratório revelar as fotos, que era até o que eu mais gostava 🙂

  3. Responder

    Cátia Rodrigues

    Fevereiro 12, 2015

    Adorava fazer qualquer coisa do género! As fotos estão lindas!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | WIN YOUR FAVORITE DRESS WITH ONLY ONE COMMENT

  4. Responder

    Diogo Marques

    Fevereiro 12, 2015

    O gatinho é lindo!! Adorei as fotos 🙂

    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram

  5. Responder

    Sara Cabido

    Abril 7, 2015

    Parece ter sido um workshop delicioso e tenho muita pena de não ter conseguido ir! Adoro o trabalho da Mariana. Bem, esperemos que haja outro em breve!

    Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

LEAVE A COMMENT