Nutrição com quem sabe

Hoje decidi falar-vos sobre a minha dietista.
Há muito tempo que falo sobre ela por aqui e sobre as mudanças que trouxe à minha vida desde que comecei a ter consultas em Setembro de 2013. Como sabem a Catarina entrou na minha vida numa altura de grande desmotivação para mim.
Foi logo após o Verão de 2013 que decidi fazer uma avaliação no ginásio e sem nunca esperar dei de caras com uma massa gorda de 29% e uma massa magra de 36%. Na altura fiquei em choque, porque fazia exercício 3 vezes por semana e “até não comia mal” e estava naquele estado, isto apesar da balança apontar 55kilos, ou seja era uma falsa magra.

Fiquei muito triste com aquele resultado, mas foi claramente o pontapé que precisava para mudar definitivamente a forma como encarava o exercício e a alimentação. Pedi um novo plano no ginásio e decidi que se ia fazer a coisa certa, as mil e uma dietas que estão na net não eram para mim e portanto decidi procurar ajuda. 
Comecei a pesquisar e encontrei o blogue Diário de uma dietista. Quem o escrevia era a Catarina e comecei a lê-lo para tentar perceber se a Catarina era a profissional que eu precisava na minha vida. A verdade é que hoje em dia é fácil encontrarmos profissionais nesta área, há uma grande oferta, mas acredito que para cada um de nós há um profissional adequado e eu sabia exactamente que não queria uma pessoa que optasse por soluções extremistas na alimentação, e com tudo o que a Catarina partilhava comecei a perceber que efectivamente ela defendia a reeducação alimentar sem extremismos. 
Aquilo que mais me fez optar pela Catarina, foi perceber que o blogue dela fala efectivamente sobre alimentação e não sobre dietas. Ela preocupa-se mesmo em elaborar conteúdos úteis e informativos que nos ajudam a esclarecer dúvidas em qualquer altura, em vez de debitar receitas de sumos detox e sopas milagrosas. Também tem claro boas sugestões de receitas, mas acima de tudo o blogue da Catarina é uma ferramenta muito útil para quem quer efectivamente aprender sobre comida.
A verdade é só uma, como é óbvio há que fazer sacrifícios, mas eu tinha muito medo que me retirassem mil e um alimentos, que me fizessem um plano em que eu emagrecesse 5 kilos muito rapidamente e depois quando ficasse por minha conta lá vinham os 5 e mais uns 3 para fazer a festa. 
Outra coisa que tinha medo era de encontrar alguém que me impingisse mil e um suplementos alimentares, não gosto e nunca gostei desse tipo de coisas e posso dizer-vos que em todo este tempo, a única coisa que passei a tomar com o seu aconselhamento foi proteína whey.
Marquei consulta com ela e gostei logo da pessoa que conheci. Simpática, muito acessível e acima de tudo com um grande conhecimento, fez uma análise completa ao meu estilo de vida, pesou-me, mediu-me e por fim elaborou-me um plano de alimentação, simples e fácil de seguir. Lembro-me que a única coisa que me fez confusão foi ter-me cortado as frutas, acho que na altura só podia comer uma fruta ao lanche e eu que comia frutinha sempre ao almoço e ao jantar achei que ia passar mal. Custou-me um bocado é verdade mas habituei-me e quando voltei lá na semana a seguir tinha perdido um pouco de massa gorda.
Os resultados começaram a aparecer rapidamente e a alimentação foi sendo adaptada consoante a fase em que me encontrava, e em todas as consultas fiquei sempre com a sensação que tinha efectivamente feito uma boa escolha.
Passou-se 1 ano e 4 meses desde que estou com a Catarina e neste momento visito-a de mês a mês. A nível físico sinto-me mais forte e saudável do que nunca. Consegui resultados incríveis e sei porque vejo isso no espelho, que estou na melhor forma física que alguma vez estive.
Sendo assim vocês podem perguntar-se: “ah mas se já atingiste os teus objectivos e já aprendeste a comer porque continuas a ir” e a resposta é:
– Porque me sinto bem em manter a Catarina na minha vida.
Não que não possa enviar-lhe emails com dúvidas, mas aquela rotina de ir lá mensalmente, e continuar a ver o meu corpo a mudar mesmo passado este tempo é algo que me deixa sempre bem disposta e motivada a continuar, mesmo quando tenho algum deslize e lhe digo que comi um bolo gigante no fim de semana ou uma pizza do meu tamanho. Para além disso sempre que necessito ela adapta a minha alimentação, tal como fez agora para a Survivors Run.
Foi graças a ela que aprendi que resultados duradouros demoram tempo, foi graças a ela que aprendi a aceitar que às vezes o corpo não reage como e quando queremos e não podemos desmotivar e foi também graças a ela que aprendi a aceitar que deslizes na alimentação desde que esporádicos também são necessários para a nossa sanidade mental.
Acima de tudo ela mudou a minha vida para muito melhor, e por isso achei importante partilhar um pouco mais sobre uma das pessoas que mais impacto teve, neste meu estilo de vida saudável que passei a ter desde o final de 2013 e mostrar-vos que é importante pedir ajuda quando se trata de alimentação.
Para quem teve como resolução de ano novo passar a ser saudável, esqueçam a dieta da amiga, esqueçam os livros das mil e uma dietas, ainda estamos em Janeiro portanto é pegar nessa resolução e torná-la realidade hoje e não na próxima vez que se encherem de doces e ficarem a martirizar-se que na segunda-feira tudo muda. A mudança está nas nossas mãos seja segunda-feira ou quarta, basta querer.
A Catarina dá consultas em vários pontos da cidade e garanto-vos que assim que a tiverem na vossa vida não vão querer outra coisa. Façam like no Facebook aqui.
Janeiro 27, 2015

RELATED POSTS

7 Comments

  1. Responder

    Mel

    Janeiro 28, 2015

    É engraçado que já sigo o Diário de uma Dietista há algum tempo e gostei bastante da pessoa que ela é, somente pelos seus textos e agora saber que é a tua nutricionista ainda me deixou mais agradada. 🙂

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Janeiro 28, 2015

      ela é mesmo uma excelente profissional 🙂

  2. Responder

    Diário de uma Dietista

    Janeiro 28, 2015

    Cara Vânia,
    é para mim um orgulho poder acompanhá-la.
    A Vânia é a paciente perfeita: Esforçada, honesta, competente, pontual, simpática, assertiva.
    O nosso trabalho de equipa tem sido um sucesso também por sua causa. Dispôs-se a mudar de verdade e atingiu resultados inspiradores.
    É um exemplo de que não são as "dietas temporárias" que fazem milagres, mas sim mudarmos o nosso estilo de vida, integrando alimentação saudável e exercício.
    Vamos continuar a fazer um ótimo trabalho de certeza. Boa prova! Até breve.
    ASS: Dietista Catarina Félix Cachão

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Janeiro 28, 2015

      sem dúvida que este trabalho em equipa tem resultado muito bem, sinto-me muito melhor comigo mesma e isso é mesmo mesmo bom 🙂 obrigada.

  3. Responder

    Andreia...

    Janeiro 28, 2015

    Ainda não conhecia o blogue da Catarina e depois do que aqui descreves, já ganhou uma nova leitora!
    Fica bem 😉

  4. Responder

    Branco Menta

    Janeiro 28, 2015

    Eu andei numa nutricionista (da moda), e posso garantir que ela não acarinhou um post que fiz sobre a dieta como a tua acarinhou. Aliás… Neste momento estou com anemia, e tenho seguido muito o blog da tua dietista que me tem ajudado muito a tentar ter um estilo de vida saudável.
    Gostei do texto =) E continuação de bons resultados 😉

  5. Responder

    Vanessa

    Janeiro 28, 2015

    Muito bom post, bom ler que realmente há pessoas, como tu, que pensam com s cabeça antes de se atirarem a qualquer tipo de dieta ou exercício físico extremo. Tudo bem pensado é bem estudado, mesmo tu 🙂

LEAVE A COMMENT