Cuscuz Picante com Abóbora, Noz e Romãs

Um domingo tardio em que não sabia o que fazer para o almoço. Queria algo leve, saudável e claro saboroso mas não estava muito inspirada, até que me lembrei da revista continente magazine de Dezembro que tinha comprado. Tinha passado uma vista de olhos pela revista na altura e lembro-me de ter ficado bastante surpreendida com as propostas de refeições, especialmente por haver uma parte de alimentação saudável, voltei a folhear com mais cuidado e foi ai que encontrei a resposta para o delicioso almoço desse dia.

Uma das coisas que me deixou curiosa com esta receita foi o facto de juntar romã, cuscuz e açafrão no mesmo prato. Em separado são 3 produtos que adoro, mas juntos será que funcionava? Fui ao mercado perto de casa comprar os cuscuz e a abóbora que me faltavam (a romã é fruta que estando na época existe sempre cá em casa) e aproveitei para adicionar o tomate cherry que na receita original não existe, mas que veio dar um toque ainda mais saboroso a esta refeição. 
Temperei a abóbora e levei-a ao forno, esteve lá cerca de 40 minutos e quando a tirei o cheiro era delicioso. Tinha sido temperada apenas com alho, tomilho e um pouco de azeite mas a verdade é que era impossível ficar indiferente ao cheiro fabuloso que vinha do tabuleiro.
Cortei-a aos cubos, juntei ao resto da refeição que já tinha preparado antes e a reação cá em casa foi de comer e querer repetir porque todos estes sabores tão diferentes, funcionavam como a melodia perfeita de uma música que nos embala desde o primeiro momento que a ouvimos.
Melhor ainda, saber que esta refeição é não só vegetariana como uma porção de 200g contém apenas 184kcal. Perfeita para quem quer comer sem culpas.  Por aqui ficámos fãs. 
Ingredientes
300 g de abóbora
azeite q.b
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b
tomilho
2 copos de cuscuz
1 colher de chá de açafrão
6 nozes partidas aos bocadinhos (na receita original é sugerido o pistacho, mas como não gosto alterei para nozes)
1 romã
6 tomates cherry
2 copos de água
Preparação
1. Coloque a abóbora num tabuleiro de forno com os alhos picados, polvilhe com tomilho, regue com azeite e tempere com sal e pimenta. Leve a cozinhar no forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30 a 40 minutos. Retire só quando a abóbora estiver bem cozida.
2. Ferva a água com sal e o açafrão, depois coloque o cuscuz dentro da panela e deixe cozer durante alguns minutos. Depois retire a água da panela e deixe os cuscuz descansar.
3. Quando estiver assada, corte a abóbora em cubos pequenos e junte-os ao cuscuz, assim como as nozes, os bagos da romã e o tomate cherry cortado em metades.
4. Misture tudo e sirva polvilhado com um pouco mais de tomilho.
Bom apetite.

RELATED POSTS

5 Comments

  1. Responder

    Margarida Ribeiro e Silva

    Janeiro 14, 2015

    Oh God, que aspecto deliciosoooo! Até há pouco tempo não comia cuscuz e não tolerava picante, mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, e agora sou fã de ambos! Uns cuscuz com tomate cherry, azeitonas, queijo feta e pesto… hmm hmm que delícia!

  2. Responder

    Indigo

    Janeiro 14, 2015

    Se nos interessarmos mesmo por cozinha conseguimos encontrar receitas fantásticas que fogem do bife ou da posta de peixe.

  3. Responder

    Catarina

    Janeiro 14, 2015

    Todas as misturas e ingredientes me parecem absolutamente maravilhosos em conjunto! Agora resta-me arranjar tempo para experimentar e, certamente, me deliciar 🙂

  4. Responder

    f carinaoliveira

    Janeiro 14, 2015

    Tem um ótimo aspeto, apetece comer com os olhos!

    Something Contemporary,

  5. Responder

    Mel

    Janeiro 15, 2015

    Creio que será uma das próximas receitas a passar pela cozinha. 🙂

LEAVE A COMMENT