Recordar o que se conseguiu e preparar novas etapas

Há um ano atrás escrevi este post. Nele falava sobre a surpresa bastante negativa que tinha tido, depois de pedir para fazer uma avaliação no ginásio e constatar que apesar da balança até estar Ok, o meu nível de massa gorda era bastante elevado e a minha massa magra (músculo) era muito baixa. Apanhei um susto, não percebia como estava naquele estado se fazia mil aulas de grupo e o peso até me parecia bem, mas foi sem dúvida o empurrão que precisava para entender o que fazia de mal.

Recorri a uma dietista (que mantenho até hoje) que me fez um verdadeiro plano de reeducação alimentar, comecei a aprender mais sobre os alimentos e pequenos truques para os dias a seguir a exageros que possam ocorrer. Aprendi uma coisa muito importante que foi, os fins-de-semana também contam para uma alimentação regular. 
A verdade é que eu cometia o erro que muita gente comete, treinava imenso durante a semana e chegava a sábado e domingo e toca a comer tudo o que me apetecia, o que acontecia é que chegando a segunda-feira em vez de dar continuidade ao que tinha trabalhado na semana anterior, começava novamente tudo do início e isto era uma verdadeira bola de neve.
Comecei também com um plano de treino mais focado para a musculação e para o cardio, pelo meio arranjei uma PT e ao final de um ano de muito esforço, de treinar bem cedo (7 da manhã) e aceitar que resultados duradouros não surgem em 2 meses,  atingi resultados maravilhosos.
De uma massa gorda de 29% cheguei aos 20%, de uma massa magra de 36% cheguei aos 40%, de correr com os bofes de fora a 8.5km, passei a fazer sprints de 1 minuto a 15km e de um treino desregulado e sem objectivos passei a estar focada. Saber que atingi esta estabilidade, que passei a entender o exercício como diário e não uma coisa sazonal deixou-me cheia de orgulho.
Entretanto esta segunda-feira para além de treino com a PT, houve balanço sobre este último ano de treino acompanhado e fui informada que uma nova fase no meu treino ia começar. Uma vez que a massa gorda está praticamente no valor desejado (18%), a cardio foi-me cortada só para uma vez por semana e apenas no final do treino de força (isto porque eu perco músculo muito facilmente portanto excesso de cardio estava a consumir-me demasiada massa magra). As séries aumentaram, as repetições diminuiram mas isto implica que os pesos também aumentaram, o objectivo com este novo plano é aumentar mais a massa magra para começar a trabalhar a definição e tonificação do corpo.
Comecei ontem o plano e confesso que é possivelmente o mais dificil que já tive em mãos, de tal forma que pela primeira vez apeteceu-me chorar a meio de um exercício, mas a verdade é que o nosso corpo necessita de desafios e de estímulos diferentes para que não se habitue,  portanto uma nova fase mais dura chegou à minha rotina.
Tenho aproveitado estes últimos dias de férias para conhecer melhor este plano e ainda bem que assim foi possível, pois começar esta novidade logo de manhã e ir trabalhar a seguir seria uma verdadeira tortura, mas como tudo o que é bom acaba, sexta-feira regresso à rotina dos treinos às 07 da manhã.
Estou entusiasmada com este novo desafio, é duro mas as coisas só fazem sentido assim pois a verdade é que é muito fácil desmotivar-nos de um ginásio quando não vemos resultados ou andamos a trabalhar sempre o mesmo. Se a PT contribuiu para este meu entusiasmo sim é verdade, no entanto antes de começar com ela, ainda treinei dois meses sozinha e consegui baixar 2% de massa gorda apenas com um plano de treino passado por um dos assistentes do ginásio, ou seja independentemente de estarmos acompanhados ou não se a cabeça não estiver focada nenhum PT faz magia por nós.
Para além disto, é sempre bom lembrar que a alimentação é mesmo muito importante, não adianta treinar mil horas por semana se nos desregulamos com a comida. É obvio que pecados são e devem ser permitidos, eu cometo alguns claro, mas tal como em tudo na vida tem de haver um equilibrio entre o que podemos e não podemos fazer.
Equilibrio e motivação são sem dúvida as duas palavras chave que mais utilizei ao longo deste ano, agora com um novo plano está na altura de atingir novas metas.
Setembro 16, 2014
Setembro 18, 2014

RELATED POSTS

16 Comments

  1. Responder

    Glimmer le Blonde

    Setembro 17, 2014

    Gostei muito! Estás de volta? Espero bem que sim, até porque seria ainda mais motivador ter-te por aqui a passar o testemunho. 🙂 beijinho grande

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Setembro 17, 2014

      Voltei sim 🙂 muito obrigada pelo carinho 🙂

  2. Responder

    Laura

    Setembro 17, 2014

    go girl go <3

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Setembro 17, 2014

      Mercie chérie 🙂

  3. Responder

    melody

    Setembro 17, 2014

    Tu és uma verdadeira inspiração Vânia!!! 🙂

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Setembro 17, 2014

      Oh muito obrigada, ainda tenho muitoooo que trabalhar mas agradeço do fundo do coração 🙂

  4. Responder

    Margarida Ribeiro e Silva

    Setembro 17, 2014

    Uau que resultados óptimos! Força nisso! 🙂

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Setembro 18, 2014

      obrigada 🙂

  5. Responder

    Lau M

    Setembro 17, 2014

    Grande inspiração. O pior é mesmo o início porque quando ganhas o verdadeiro prazer por treinar já não vives bem sem o fazer. Eu nunca andei no ginásio mas tento sempre exercitar-me ao ar livra com caminhadas e corridas 🙂

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Setembro 18, 2014

      sim quando se toma o gosto é mesmo viciante eu sinto-me assim neste momento 🙂

  6. Responder

    Vanessa

    Setembro 17, 2014

    Incrível o quanto tu evoluíste neste último ano. Lembro-me da conversa inicial, o ano passado quando tinhas começado, lembras-te? Antes de entrarmos no Motel X. Ver que só conseguiste bons resultados até a mim me deixa orgulhosa!

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Setembro 18, 2014

      lembro-me perfeitamente e nem eu imaginava o que ia conseguir 🙂 obrigada pelo carinho e apoio:)

  7. Responder

    Flicker

    Setembro 17, 2014

    O meu orgulho!!! Mas tu já sabias isso. Da para perderes massa gorda por mim? Dava-me jeito 😛

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Setembro 18, 2014

      ahahahhahahah não dá não, tens é de deixar de comer tantos chocolates 😛

  8. Responder

    L. das horas

    Setembro 22, 2014

    Eu lembro-me de ter respondido a esse teu post! 🙂 depois disso também entrei para a musculação e ao fim de uns 3 meses já tinha resultado notórios. Agora fui obrigada a uma pausa, e uma mudança de treino, mas saqui a uns meses volto aos treinos duros.

  9. Responder

    Suuu

    Outubro 17, 2014

    Bem, estou a adorar os teus posts e estou cada vez mais inspirada 🙂

    Beijinhos!

    classy-mode.blogspot.com

LEAVE A COMMENT