Bolo de Chocolate Vegan

Fim de semana é sempre sinónimo de novas experiências culinárias. O tempo e a leveza destes dias sabem tão bem que sinto um prazer imenso em pesquisar novas conjugações de sabores e descobrir novos alimentos.
E foi neste sábado chuvoso, que estava claramente a pedir um bolinho para acompanhar com chá quente que decidi colocar mãos à obra. Desde sempre tenho dito que reeducação alimentar ao contrário de dieta (detesto esta palavra) passa, não por grandes restrições e cortes alimentares mas aprendermos mais sobre aquilo que comemos e sobretudo conhecer bons substitutos a certos alimentos que podem não nos fazer tão bem. 
Sendo assim surgiu este bolo de chocolate Vegan, sem adição de açúcares, sem ovos ou manteiga e que apesar de se ter partido quando o virei, ficou uma verdadeira delícia. O facto de ser vegan claro está não significa que devem comer este bolo todos os dias, pois tal como tudo o que ingerimos se for em excesso faz mal e o cacau em pó não é excepção, mas se procuram uma opção saudável e baixa em calorias, para se poderem deliciar de vez em quando, esta é uma boa sugestão.
Este bolo foi feito com produtos 100% de origem vegetal, mas como sei que nem todos podem gastar dinheiro em certos ingredientes mais caros ou até porque não gostam, irei dar as duas opções de receita.
Ingredientes
250gr de amêndoa moída (podem substituir por farinha)
10 colheres de sopa de cacau de pó
2 colheres de chá de fermendo em pó
3 bananas pequenas ou 2 grandes para desfazer até ficar puré (ou 4 ovos batidos)
2 colheres de chá de baunilha
Meia caneca de azeite
Meia caneca de leite de amêndoas (podem usar o leite que mais gostarem)
2 a 5 colheres de sopa de mel (aqui é mesmo a gosto)
Como fazer
1.Pré-aqueça o forno a 180 Graus.
2. Junte todos os ingredientes e bata durante 20 minutos, até que fiquei uma massa consistente.
3. Coloque no forno durante 40 minutos. O bolo não vai crescer muito, por isso no final desse tempo espete com um palito e veja se está cozido, caso não esteja pode deixar mais 10 minutos.
Cobertura de chocolate
250 gr de tâmaras 
6 colheres de cacau
Meia chávena de água
Para quem não gosta de tâmaras (tal como eu), garanto que a cobertura fica suave e quase não se sente o sabor. Antes de colocarem tudo na liquidificadora, aconselho a cozerem um pouco as tâmaras para ficarem mais moles e depois cortarem em pedaços pequenos, fica mais fácil de liquidificar.
Juntam depois tudo até ficar um liquido expesso e levam ao frigorifico até ser hora de barrar.
Podem depois decorar o bolo como quiserem, neste caso usei bagas de goji, avelãs, lascas de coco, e acompanhar com um chá de frutos vermelos.
Bom apetite. 
P.S: Se repararem este bolo não levou qualquer adição de açúcar, os sabores mais doces vêm essencialmente da banana e do mel fazendo com que este bolo não seja de facto muito doce, se quiserem podem substituir o mel por açúcar amarelo por exemplo.

Janeiro 21, 2014

RELATED POSTS

5 Comments

  1. Responder

    Ju Figueiredo Silva

    Janeiro 20, 2014

    Está super bonito 🙂

    De facto, acho que alteraria o mel por açúcar amarelo, pois além de não gostar muito de mel, assim ficaria mais docinho 🙂 **

  2. Responder

    melody

    Janeiro 20, 2014

    Hummm… E está com aquele ar de bolo de chocolate que eu adoro, sequinho mas suculento. Aiii Vânia, e ainda pra mais saudável? 😛 Cheira-me que nos próximos dias tenho com que me entreter! Nham!

  3. Responder

    Le Blonde

    Janeiro 20, 2014

    Ahh estava a aguardar por esta receita! Quero muito experimentar!!! :D*

  4. Responder

    somebodyelsa

    Janeiro 20, 2014

    hum, optima maneira de começar a semana! hei-de experimentar!

  5. Responder

    Maria

    Janeiro 20, 2014

    que bom aspecto 🙂

LEAVE A COMMENT