Dois bons aliados

A Chia e a Linhaça já faziam parte da minha alimentação há algum tempo, mas com esta nova fase de reeducação alimentar afirmaram-se como dois óptimos elementos a levar em conta para conseguir alcançar os meus objectivos.
Neste novo processo que estou a passar nas últimas semanas, foi-me completamente retirado barrinhas de cereais, bolachas mesmo que integrais, e até cereais portanto para além de outros alimentos, estes dois fornecem boas quantidades de fibra muito importantes para a boa manutenção do intestino, pois ao contrário do que se pensa o excesso de vegetais especialmente crus (como saladas) podem provocar prisão de ventre, pois os alimentos crus são de difícil absorção, pelo que é sempre importante ter na nossa alimentação este tipo de fibras.
A Chia é rica em ómega 3 e 6, que ajudam a aumentar o bom colesterol e diminuir o mau, para além de ajudar a regular o bom funcionamento do intestino e a dar uma maior sensação de saciedade. A Linhaça  possui os mesmos benefícios que a chia, mas tem ainda vitamina E, que actua na prevenção do envelhecimento e ajuda a atenuar alguns sintomas da famosa TPM.
A linhaça deve ser consumida moída, não só porque é mais fácil, mas como só assim é que conseguimos obter os ómega 3 e 6. 
O consumo diário de ambas não deve exceder as 2 colheres de sopa diárias, pois consumidas em excesso podem deixar-vos presas na casa de banho por um bom período e isso não é bom. Eu opto sempre por uma para o dia e nunca as misturo, portanto se num dia escolho chia, no outro opto pela linhaça. De resto é usar a imaginação e adicionar ao que quiserem, eu gosto de colocar nos iogurtes, saladas e sopas, mas como se costuma dizer o céu é o limite, portanto há muito por onde explorar.
Setembro 12, 2013
Setembro 17, 2013

RELATED POSTS

11 Comments

  1. Responder

    Le Blonde

    Setembro 16, 2013

    Tomo todos os dias ao pequeno-almoço exactamente as mesmas embalagens 🙂

  2. Responder

    Buzz

    Setembro 16, 2013

    Ainda só experimentei a linhaça, misturada em iogurte, mas a chia vai ser uma compra breve até porque começo a levar a "cena" do Raw food mais a sério.

  3. Responder

    joana vasconcelos

    Setembro 16, 2013

    também comprei na semana passada e vou alternando. costumo comer com iogurte =)

  4. Responder

    melody

    Setembro 16, 2013

    Gosto muito deste tipo de post Vânia.
    Embora cada pessoa tenha um metabolismo diferente e necessidades diferentes, há dicas que são abrangentes a qualquer pessoa e que nunca é demais ter noção. A linhaça e a chia já são usadas lá por casa, mas confesso que há aí detalhes e características pelo meio que eu desconhecia. 🙂

    É tão bom quanto tentamos mudar os nossos regimes alimentares. Sentimo-nos tão melhor, não é? 🙂

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Setembro 16, 2013

      é realmente muito bom, eu sinto-me bem mais saudável e contente com a ajuda que tenho tido por parte da nutricionista:-)

  5. Responder

    Jo

    Setembro 16, 2013

    Não fazia ideia desse pormenor das saladas/vegetais crus… Obrigado pela dica!

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Setembro 16, 2013

      também não fazia ideia, mas a minha nutricionista disse-me isto a semana passada na consulta:-)

  6. Responder

    Filipa

    Setembro 17, 2013

    Aqui pela minha casa também já se usa a chia e a linhaça:)))

    http://styleloveandsushi.blogspot.com

  7. Responder

    Vanessa

    Setembro 17, 2013

    A Linhaça é a semente mais completa, chega a ser melhor do que a chia, mas um conselho babe, não compres essas embalagens, que só por virem num pacote bonitinho são muito mais caras do que o habitual. Costumo arranjar no minipreço ou até mesmo no pingo doce, em pacotes de plástico a metade do preço.

    • Responder

      lollytasteblogvania

      Setembro 17, 2013

      obrigada pela dica babe, vou averiguar isso quando tiver que comprar:-)

  8. Responder

    Ju Figueiredo Silva

    Setembro 17, 2013

    nunca comprei, mas, no futuro, também irei comprar de certeza 🙂

LEAVE A COMMENT